• Matéria: Filosofia
  • Autor: nseiiiii89iii
  • Perguntado 3 anos atrás

Santo Agostinho afirmava que Deus tinha criado todos os seres e substâncias, espirituais
ou materiais, por um:
A. Ato amoroso e voluntário
B. Ato racional e lógico
C. Ato virtuoso e de paz
D. Ato aleatório
E. Ato de milagre​

Respostas

respondido por: Matheus18N
1

Resposta:

Agostinho precisa explicar por que Deus teria criado o mundo de tal maneira a permitir que existissem tais males ou deficiências naturais e morais. Sua resposta girou em torno da ideia de que os humanos são seres racionais.

Ele argumentou que, para que Deus criasse criaturas racionais, como os seres humanos, tinha de lhes dar o livre-arbítrio.  Ter livre-arbítrio significa ser capaz de escolher – inclusive escolher entre o bem e o mal. Por essa razão, Deus teve de deixar aberta a possibilidade de que o primeiro homem, Adão, escolhesse o mal em vez do bem.

Agostinho explica que Deus criou o mundo do nada, e isso é uma ideia bíblica. Os gregos inclinavam-se mais para a ideia de que o mundo existira sempre. Mas,segundo Agostinho, antes de Deus ter criado o mundo as “ideias” existiam no pensamento de Deus.

Como você viu até aqui, nas propostas de Santo Agostinho ele atribuiu às ideias eternas a Deus e salvou deste modo à concepção platônica da ideia eterna.

Segundo Agostinho, toda a geração humana foi condenada após o pecado original. Apesar disso, Deus decidiu que alguns homens deviam ser poupados da condenação eterna. Mas, existem outras correntes de pensamento mesmo dentro a Filosofia Católica.

Explicação:

Desculpe, mas não pude colocar a afirmativa que era, então leia com atenção e encontre a resposta.

Espero ter ajudado!!!

Perguntas similares