Respostas
Resposta:
A fronteira dos EUA com o México tornou-se um ponto de encontro para imigrantes legais ou ilegais, que todos os dias tentam entrar nos EUA. A cada crise econômica mexicana, levas e levas de imigrantes tentam passar ilegalmente pela fronteira de 5.000 km de extensão, obrigando os americanos a criar um sistema de vigilância sistemático.Trata-se principalmente dos “braceros“, mão-de-obra não-especializada que vai para os EUA em busca de trabalho temporário. Há, nos EUA e no México, redes de tráfico de mão-de-obra, explorando a condição de dependência dos migrantes ilegais, com práticas que vão desde a emissão de documentos falsos até o pagamento compulsório de taxas a seus “protetores”.
A fronteira entre os dois países é na atualidade um dos mais claros limites entre o mundo rico e o mundo pobre. Em quase toda essa faixa fronteiriça, existe um muro intercalado por trechos de arame farpado, controlado diuturnamente pela guarda de fronteira norte-americana e por sofisticados sistemas eletrônicos cujo objetivo é impedir a todo o custo a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.
Riqueza, saúde, bem-estar, etc. São esses os fatores que atraem imigrantes ilegais para os Estados Unidos. Principalmente, do México e de países latinos. Mais é isso que eles encontram lá?
Um deserto, um rio, uma forte polícia na fronteira, muito calor de dia e muito frio a noite. Se eles conseguirem sobreviver a tudo isso, terão que passar por empregos que podem ter abusos de todo tipo, geralmente de baixa remuneração, trabalhos pesados e até jornada diária mais longa do que o permitido.
Explicação:
Espero ter ajudado