05) Associe as diferentes formas de exploração econômica e ocupação do território aos períodos em que ocorreram: A) Século XVI – B) Século XVII – C) Século XVIII – D) Século XIX --
Século XVI
Ocupação da faixa litorânea;
Exploração do pau-brasil na Mata Atlântica;
Produção de cana-de-açúcar, tabaco e gado;
Ocupação das primeiras terras indígenas;
Organização de expedições para o conhecimento e exploração do interior do território (Bandeiras/Entradas) para descobrir metais preciosos e capturar indígenas.
Século XVII
Ocupação portuguesa de terras a Oeste do meridiano de Tordesilhas;
Busca das drogas do sertão (produtos extraídos da floresta amazônica) pelo rio Amazonas; Pecuária;
Bandeiras (expedições originadas principalmente de São Paulo) para a escravização de povos indígenas, busca de metais preciosos e destruição de quilombos (povoados habitados por escravos fugitivos).
Século XVIII
Maior interiorização econômica;
Formação de povoados/vilas/cidades no interior;
Destaque para a atividade mineradora em Minas Gerais e para as atividades comerciais interligando várias regiões do território.
Século XIX
Diversificação das atividades econômicas Exemplos:
Cacau: sul da Bahia
Café: Vale do Paraíba (RJ/SP)
Borracha (látex): Amazônia
● Desenvolvia-se no território um conjunto de atividades econômicas importantes, como a produção de café, de cacau e de algodão, que fortaleceram o povoamento das terras. Na Amazônia, houve avanço da ocupação por causa da produção de borracha.
(Século _______)
● Além da exploração do pau-brasil, a produção de cana-de-açúcar, principalmente no Nordeste, começou a ganhar importância. Nesse período, a ocupação se concentrava no litoral. (Século _______)
● A expansão da pecuária pelo território e a exploração de ouro e diamantes foram as principais atividades que favoreceram o domínio das terras a oeste. (Século _______)
● A expansão do povoamento acompanhou a produção de cana-de-açúcar em áreas do Sudeste. A pecuária levou o povoamento em direção ao interior do território, e a busca pelas drogas do Sertão (guaraná, urucum, cravo, canela, salsa, entre outras) possibilitou o início da ocupação da Amazônia pelos portugueses. (Século _______)
:)
Respostas
Resposta:
Explicação:
Desenvolvia-se no território um conjunto de atividades econômicas importantes, como a produção de café, de cacau e de algodão, que fortaleceram o povoamento das terras. Na Amazônia, houve avanço da ocupação por causa da produção de borracha.
(Século Século XIX)
Além da exploração do pau-brasil, a produção de cana-de-açúcar, principalmente no Nordeste, começou a ganhar importância. Nesse período, a ocupação se concentrava no litoral. (Século Século XVI)
A expansão da pecuária pelo território e a exploração de ouro e diamantes foram as principais atividades que favoreceram o domínio das terras a oeste. (Século XVIII)
A expansão do povoamento acompanhou a produção de cana-de-açúcar em áreas do Sudeste. A pecuária levou o povoamento em direção ao interior do território, e a busca pelas drogas do Sertão (guaraná, urucum, cravo, canela, salsa, entre outras) possibilitou o início da ocupação da Amazônia pelos portugueses. (Século XVII)