1) qual era a profissão de malthus?
2)qual era a teoria que defendia a população pobre?
3) qual teoria defendia o uso de contraceptivos?
4) por que a teoria de malthus não se concretizou?
5) o que foi oi baby boom?
6) o que fez aumentar a produção de alimentos na Europa?
7) o que foi o controle moral?
8) qual a principal semelhança entre a teoria malthusiana e neomalthusiana?
9) por que países da Europa estão incentivando os casais a terem filhos?
Respostas
1- Thomas Malthus era economista, estatístico, ensaísta, sociólogo, historiador literário e demógrafo.
2-A Teoria Malthusiana, ou Malthusianismo, foi elaborada por Thomas Robert Malthus no ano de 1798 e defendia que a população cresceria em ritmo acelerado, superando a oferta de alimentos, o que resultaria em problemas como a fome e a miséria.
3- A teoria Neomalthusiana propunha o resgate dos ideais de Malthus com o diferencial de que o Estado deveria estabelecer medidas de controle do crescimento da população, principalmente pela disseminação de métodos anticoncepcionais.
4-Suas previsões não se concretizaram porque ele não previu as enormes transformações que ocorreriam posteriormente, no processo produtivo dos alimentos e no ritmo de crescimento da população: a produção de alimentos cresceu a um ritmo muito maior que a população, quase invertendo a equação geométrica x aritmética de Malthus.
5-Baby Boom é uma definição genérica para uma explosão demográfica decorrente do aumento súbito do crescimento vegetativo de uma população, ou seja, pelo grande número de nascimentos.
6-Para produzir alimentos em quantidade suficiente, a Europa recorre à agricultura intensiva, que prejudica o ambiente e a nossa saúde.
7-Para conter o ritmo acelerado do crescimento populacional, Malthus, pautado na sua formação religiosa, acreditava na necessidade de um controle de natalidade, que chamou de “controle moral”. Esse controle não deveria ser feito pelo uso de métodos contraceptivos, mas pela abstinência sexual ou adiamento de casamentos.
8-Teoria Malthusiana: Segundo Malthus, a população mundial cresceria em um ritmo rápido, comparado por ele a uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64...), e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado a uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6...).
* Teoria Neomalthusiana: Os neomalthusianos analisam a aceleração populacional pós Segunda Guerra segundo uma ótica alarmista e catastrófica, argumentando que, se esse crescimento não for impedido, os recursos naturais da Terra se esgotarão em pouco tempo.
9-Enquanto governos com população em crescimento tentam evitar o excesso de crianças, países já com economia desenvolvida enfrentam o problema de diminuição da taxa de fecundidade e envelhecimento da população. Para isso, os governos oferecem subsídios que incentivam os pais a terem mais filhos