3. Um comprimido hipotético de 1000 mg quando administrado por via oral a um determinado paciente apresenta, após algumas horas, uma concentração plasmática de 300 mg. A respeito da administração e absorção deste comprimido, analise as afirmativas a seguir:
I- A substância administrada apresenta uma biodisponibilidade de aproximadamente 30%. Isto ocorre devido ao metabolismo de primeira passagem, sendo o fígado principal órgão envolvido neste fenômeno biológico.
II- A substância administrada é tóxica, pois apresenta uma concentração plasmática muito baixa quando comparada a dose inicialmente administrada. Isto ocorre, pois, as moléculas estão ligadas principalmente a adipócitos dos tecidos adjacentes.
III- Se a mesma substância fosse administrada por qualquer outra via, as características de concentrações plasmáticas seriam certamente as mesmas.
IV- Se esta substância fosse administrada por via intravenosa, sua biodisponibilidade seria de cerca de 80%, uma vez que nesta via o metabolismo de primeira passagem apresenta-se de forma mais branda.
AJUDEM POR FAVOR.
Respostas
Sobre a concentração plasmática do comprimido:
I e IV, apenas.
A concentração plasmática depende muito da rota que o principio ativo faz até chegar a circulação, quando o medicamento é ingerido por via oral, ele tende a ter menor concentração plasmática devido a digestão e ao metabolismo hepático.
É por isso que através de outras vias a concentração tende a ser diferente, a via intravenosa é a que garante maior concentração plasmática, além de ser uma via de efeito mais rápido.
Espero ter ajudado!
Resposta:
somente a I esta correta,
A substância administrada apresenta uma biodisponibilidade de aproximadamente 30%. Isto ocorre devido ao metabolismo de primeira passagem, sendo o fígado principal órgão envolvido neste fenômeno biológico.
Explicação: resposta correta no gabarito Uniasselvi