• Matéria: História
  • Autor: brayanreismascarenha
  • Perguntado 3 anos atrás

O litoral paulista e a Ilha de São Vicente foram descobertos no início do ano de 1502, com a ilha sendo habitada poucos anos depois por elementos europeus. Desta ocupação espontânea surgiram dois pequenos núcleos urbanos, o primeiro; o Povoado de São Vicente, elevado a Vila, por Martim Afonso de Sousa, em 1532; o segundo: chamado Nova Povoação,fundado, por volta de 1540 por Brás Cubas (fidalgo e explorador português),quando transferiu o porto que atendia a região, situado na Ponta da Praia, para o outro lado da ilha junto a um pequeno morro que foi chamado, depois, de Outeiro de Santa Catarina.
Brás Cubas fixou-se no Brasil,dedicando-se a várias atividades na Capitania de São Vicente, criada pelo Rei D. João III, em 1535, que a doou a Martim Afonso de Sousa.
Na ausência do donatário, eram designadas várias pessoas para governar a Capitania. Brás Cubas foi uma delas,nomeado em 8 de junho de 1545. Interessado em promover a Nova Povoação, Brás Cubas elevou-a à condição de vila, em data não conhecida, exatamente por falta de documentos. Sabe-se que tal fato deu-se entre 19 de junho de 1545 e 3 de janeiro de 1547. Lembre-se que a condição de vila, segundo as leis portuguesas,dava a esta o direito de ter Câmara Municipal, símbolos de autonomia como pelourinho, estandarte, território demarcado e foral. O título de cidade cabia à Capital, Lisboa; a núcleos urbanos importantes, como Porto, ou sedes de bispado, como Braga.
A vila do Porto de Santos, depois simplesmente Vila de Santos, sendo o principal porto do litoral paulista, teve desenvolvimento acima das outras vilas litorâneas. Em sua história estão registradas a economia açucareira, a dispersão bandeirante e a época do café. Analisando o texto da história da cidade de Santos, , percebe-se que o seu surgimento teve um fator fundamental:o comércio através do litoral. Neste sentido, podemos afirmar que o seu desenvolvimento se deu pelo fato de:

Leitura Avançada
(1 Ponto)

A) ser a preferida do rei D.João III contribuiu para o seu surgimento.

B) ter sido um pequeno núcleo urbano, auxiliou o explorador Brás Cubas a transformá-la em uma cidade

C) ter território demarcado,sedes de bispado, porém sem uma câmara municipal, colaborou para o seu crescimento.

D) ser localizada no litoral contribuiu para o comércio dentro e fora do país, o que a ajudou a se transformar numa cidade.

Respostas

respondido por: erenitapaulo
0

Resposta:

letra c

Explicação:

letras c ter teritorio

Perguntas similares