Respostas
Resposta:
Ambos os termos são nomeclaturas para denominar segmentos do pensamento político socialista da Rússia do início do século XXI.
Os bolcheviques eram um grupo que defendiam a transformação da Rússia (uma nação semi-feudal) em um regime comunista, no qual seria feito a industrialização. Eles defendiam a revolução, por isso, considerados mais radicais.
Os mencheviques eram um grupo que defendiam que a transição da Rússia semi-feudal para o regime comunista passasse primeiro pelo regime capitalista, no qual, ocorreria a industrialização e, por isso, a conscientização do proletariado. Essas etapas ocorrem a partir da participação desse partido na vida pública, sem revolução.
Explicação:
BOLCHEVIQUES: Liderado por Vladmir Lênin era um grupo constituído pela maioria dos partidos, os quais defendiam que a única forma de os trabalhadores chegarem ao poder seria por meio da luta revolucionária. Acreditavam que o partido deveria ser centralizado e que seus membros fossem militantes profissionais, seguindo rígida disciplina.
MENCHEVIQUES: Liderado por Julius Martov, esse grupo era constituído pela minoria dos partidos, os quais defendiam que deveriam chegar ao poder por meio de uma transição democrática, aberto à participação das massas populares e que seus partidários estariam livres para participar das reuniões do Partido, sem rígida disciplina
ESPERO TER AJUDADO :)