Respostas
Resposta:
A história pode ser dividida entre esses quatro períodos: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
Idade Antiga: A Idade Antiga é um período da história iniciado quando o ser humano desenvolveu a primeira forma de escrita na Suméria, por volta de 3500 a.C. Esse tempo faz parte de uma periodização, desenvolvida por historiadores modernos, que estabeleceu o seu fim em 476 d.C., quando o Império Romano do Ocidente teve fim.
Idade Média: A Idade Média foi o período da história que se iniciou no século V, após a queda do Império Romano do Ocidente. Duas das principais causas da queda foram as invasões bárbaras e as crises internas deste império. As principais características da Idade Média são: o feudalismo, as relações de suserania e vassalagem, as Cruzadas, as ordens de cavalaria e a Peste Negra.
Idade Moderna: A Idade Moderna é um dos períodos da história humana e sucedeu a Idade Média e antecedeu a Idade Contemporânea. Cronologicamente, a Idade Moderna começou com a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 e se encerrou com a tomada da Bastilha em 1789. Foram características da Idade Moderna o mercantilismo na economia, a instituição do Colonialismo no Novo Mundo, a concentração cada vez maior dos poderes políticos nas mãos do Rei, o avanço do Racionalismo e a adoção de modelos artísticos e culturais que tentavam recriar uma versão ideal da Grécia e de Roma.
Idade Contemporânea: Compreendido entre a Revolução Francesa de 1789 e os dias atuais, o período histórico conhecido como Idade Contemporânea é marcado por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial. Principais características da Idade Contemporânea no mundo ocidental:
- Consolidação do capitalismo como sistema econômico.
- Amplo desenvolvimento tecnológico, principalmente a partir de meados do século XX.
- Globalização da economia a partir de meados do século XX.
Espero ter ajudado!