Sociedade Humana Brasil - primeira década do século XXI, pesquise na internet, em fontes seguras de pesquisa, quais as ocupações, tipos de trabalho, profissões e /ou status social dos brasileiros que ocupam cada uma daquelas partes que dividem a pirâmide. Exemplo: No topo da pirâmide, quais são os brasileiros que ocupam aquele domínio? O que eles fazem da vida? Como chegaram ali? Para cada estrato social, respondam dessa forma.
Respostas
No Brasil, a pirâmide social pode ser dividida em classes de A a E, em uma ordem decrescente de riqueza. A classe A e B ocupam o topo da pirâmide, que este na primeira década do século XXI, não representava nem 15% da população. Nesse estrato, predominam profissões formais e com regulação de trabalho, como exemplo cargos de juízes e alto cargos públicos.
A camada C chamada de "classe média" representava mais de 40% da população, sendo constituída por profissões variadas desde técnicos, professores, autônomos e entre outros. As classes D e E são as que possuem menor poder econômico e ocupam muitas vezes postos de trabalhos no mercado informal ou em cargos baixos formais. Por isso, não recebem uma boa remuneração.
O fator "Cor" também está presente na divisão das classes e postos de trabalho, uma vez que as pessoas negras são maioria nas classes mais baixas e mercado informal.
Espero ter ajudado, bons estudos!