Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação. A ambiguidade é um problema muito comum e presente em diversas construções textuais e orais, estando muitas vezes relacionada à escolha do léxico (escolha das palavras) e à sintaxe (disposição das palavras) da sentença. Ambiguidade como vício de linguagem A ambiguidade é vista como um vício de linguagem, isto é, como um desvio das normas padrão estabelecidas para a língua portuguesa. Embora seja aceitável na linguagem lírica e poética, devido à maior liberdade criativa nesse tipo de escrita, a ambiguidade é um vício que deve ser evitado em textos jornalísticos, acadêmicos e, mesmo, durante a comunicação informal enquanto troca de informações objetivas e precisas, já que causa problemas na interpretação dessas informações.
1 – Explique a ambiguidade existente em cada frase abaixo. A - Andréa pediu a Fabiano que pegasse sua mochila na sala *
------------------------------------------
Olá!!! FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA I - (GABARITO COMPLETO ATIVIDADE I, II, III) - 53/2021 pronto - Material disponibilizado em (.docx) Com perguntas e respostas - WATTSAPP 49991124798 ♂️
---------------------------------------------
Respostas
Resposta:
Vamos lá.
Explicação:
1. Fica a dúvida: de quem é a mochila? Da Andréa ou do Fabiano?
B - A mãe avisou à filha que estava terminando o serviço.
Fica a dúvida: quem estava terminando o serviço? A mãe ou a filha?
C - A garota viu o vizinho correndo *
Fica a dúvida: quem estava correndo? a garota ou o vizinho?
D -Esse é o tipo de técnico de um time que ninguém deseja que se torne campeão. *
Fica a dúvida: Ninguém deseja que o técnico ou o time se torne campeão?
2 – Reescreva as frases acima mantendo o sentido, eliminando a ambiguidade. *
A - Andréa pediu que Fabiano pegasse a mochila dela na sala.
B - A mãe, que estava terminando o serviço, deu o aviso para a sua filha.
C - A garota viu que o seu vizinho estava correndo.
D - Esse é o tipo de técnico que ninguém deseja que se torne campeão por um time.
A seguir, analisaremos a ambiguidade existente em cada uma das frase apresentadas:
A - Andréa pediu a Fabiano que pegasse sua mochila na sala - A ambiguidade se dá porque não há certeza sobre quem é o dono da mochila.
B - A mãe avisou à filha que estava terminando o serviço. - A ambiguidade ocorre pois não se sabe exatamente quem estava terminando o serviço.
C - A garota viu o vizinho correndo - Há ambiguidade por conta de que não se tem certeza sobre quem de fato estava correndo.
D -Esse é o tipo de técnico de um time que ninguém deseja que se torne campeão. - A ambiguidade se faz presente pelo fato de que não fica claro se as pessoas desejam que o time não seja campeão ou o técnico.
Ambiguidade pode ser compreendida como sendo uma situação em que há mais de um sentido que possa ser interpretado numa mesma sentença, dependendo do contexto.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/24786423