19) Coloque V para verdadeiro F para falso.
( ) Entende-se por SUJEITO a parte da frase que sofre uma ação anunciada pelo verbo.
( ) O PREDICADO é o termo da oração que pode ou não conter numa frase.
( ) O predicado verbal tem como núcleo o próprio verbo.
( ) No predicado nominal, o verbo apenas liga o sujeito ao predicativo do sujeito, sendo este último o núcleo deste predicado.
( ) No predicado verbo-nominal o verbo será sempre de ligação.
( ) Para que o sujeito seja inexistente basta que, na oração, o verbo esteja conjugado na terceira pessoa do plural.
( ) Na frase “ o menino está doente” o predicado é nominal.
Respostas
Resposta: f,f,v,f,v,v,v
o sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.
Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.
Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado. Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome.
O predicado é classificado em predicado verbo-nominal quando apresenta dois núcleos: um verbo que indica uma ação. um nome que indica uma qualidade ou estado.
O núcleo será um nome e o verbo será sempre de ligação. Nesses casos, há predicativo do sujeito, ou seja, uma qualidade ou estado dele.
O sujeito inexistente ocorre no que chamamos de oração sem sujeito, e é acompanhado por um verbo impessoal. Os verbos impessoais não são acompanhados por sujeitos e podem indicar: fenômenos da natureza (chover, nevar, fazer frio, fazer calor etc.); tempo decorrido (ser, fazer, etc.)
PREDICADO NOMINAL. A palavra mais importante do predicado é O ADJETIVO "DOENTE". Como é um núcleo não verbal, ou seja, um NOME ligado ao sujeito por um VERBO DE LIGAÇÃO (está), é classificado como Predicado Nominal.