Cortiço, favela
Cortiço ontem
favela hoje
os nomes mudam
mas os seres continuam
vivendo igual
pobreza imperando
desprezo pela vida
solução...? não há
Do lado de fora, nada
ninguém se importa
do lado de dentro
tentam levar a vida
por entre armas,
ratos, esgotos,
corpos caídos no chão
hoje um, amanhã dois
ninguém se importa mais
a vida virou banalidade.
a. Qual a relação existente entre a favela, o cortiço e a pobreza, descrito no poema?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(0,6) 2. As formas de tratar o lixo em muitas cidades brasileiras podem causar diversos problemas ambientais. Cite e explique uma consequência negativa de cada item a seguir e dê exemplos desses problemas.
a. lixão a céu aberto - ________________________________________________________
b. liquefação do lixo decomposto - _____________________________________________
c. queima de lixo -
Respostas
Resposta:
a) Com o passar do tempo favela para cortiço mudou apenas o nome, porém a pobreza, o estado de calamidade na qual milhares de famílias vivem, é indiscutível.
2) a) A decomposição dos resíduos produz gás metano (CH4), responsável por agravar o efeito estufa, e há também a produção de chorume – líquido altamente poluente que, ao infiltrar o solo e alcançar os lençóis freáticos, contamina a água para consumo. Ex: Nos lixões, o lixo é simplesmente depositado sobre o solo, a céu aberto, sem qualquer medida de controle ambiental ou sanitário.
b) Outro inconveniente do lixo é o de sofrer um processo de liquefação quando decomposto, formando um caldo escuro e ácido, denominado chorume. Nos grandes lixões e aterros sanitários esse líquido se infiltra pelo solo, podendo atingir o lençol freático, contaminando lagos, rios ou mesmo o mar. Ex: No Rio de Janeiro, os depósitos de lixo da Baixada Fluminense e do Caju lançam toneladas de chorume na baía de Guanabara.
c) O lixão desprovido de estrutura ideal para tratamento do lixo tem como consequências: a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da poluição atmosférica. Outro agravante é a proliferação de doenças como diarreia, amebíase, parasitose, entre outras. Ex: Um exemplo clássico desse tipo de crime é a queimada de lixo doméstico, que emite poluição na forma de fumaça, causa risco de incêndio para as habitações locais, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais que ocupem as redondezas.
Espero ter ajudado.
Agora tá completo.