REFLEXÃO
1. Nesta atividade o motor está sendo utilizado como gerador de eletricidade. Se o eixo do gerador não gira, a eletricidade é produzida? Que evidência, obtida a partir da atividade de investigação, permite sustentar essa resposta?
2. Quando a garrafa, que corresponde ao reservatório de água, se encontra a uma altura próxima da do gerador, a velocidade de rotação da hélice é grande ou pequena? E a energia elétrica gerada?
3. Ao elevar a garrafa, fazendo aumentar a altura entre o reservatório e o modelo de usina, o que acontece com a velocidade de rotação da hélice? E com a energia elétrica gerada?
4. Quando a quantidade de energia elétrica gerada é maior. quando o exo do gerador gira rápido ou quando gira devagar?
5. Pode-se dizer que a uma altura maior a água tem mais energia? O que acontece com a energia da água à medida em que ela desce pela mangueira: ela desaparece ou é transformada em outros tipos de energia? Se ela é transformada em outros tipos, vocês saberiam dizer quais?
Respostas
Explicação:
1. Não. O motor converte energia cinética (movimento da hélice) em energia elétrica. Sem o movimento da hélice não há eletricidade.
2. Quanto menor a altura de queda, menos energia cinética é gerada e mais devagar a hélice gira. Como menos energia cinética é gerada e o motor converte energia cinética em elétrica, significa que menos energia elétrica é gerada. Assim aproximar a garrafa do gerador gera menos energia elétrica
3. Quanto maior a altura, mais energia cinética gerada e mais rápido a hélice gira. Assim a energia elétrica produzida é maior.
4. Quanto mais rápido o eixo gira, mais energia elétrica é gerada porque há mais energia cinética para ser convertida.
5. Se o atrito for desprezível, ela não tem mais energia, a quantidade de energia é a mesma pela lei da conservação da energia. A energia potencial gravitacional é convertida em energia cinética.