• Matéria: Física
  • Autor: amanndanYT6
  • Perguntado 4 anos atrás

54) Num dia com temperaturas baixas, é possível verificar que a parte de metal do guidom de uma bicicleta parece estar mais fria do que a parte de plástico. No entanto, medindo a temperatura desses materiais com um termômetro, encontramos o mesmo valor. Explique por que razão existe essa contradição entre a indicação do termômetro e as sensações térmicas que temos ao tocar nesses dois materiais?

Respostas

respondido por: allanleite74
0

Explicação:

A propriedade física que mensura o quanto um corpo pode conduzir calor é a condutibilidade térmica. Os bons condutores térmicos apresentam um alto valor de condutibilidade térmica, enquanto os isolantes possuem baixa condutibilidade térmica.

O fator que depende da condutibilidade térmica é a sensação térmica. Uma situação que descreve essa dependência é o fato de sentirmos a parte metálica da bicicleta mais fria do que a parte de plástico , mesmo as duas estando sob a mesma temperatura. Essa sensação térmica de frio ocorre porque a metálica tem a condutibilidade térmica maior do que o plástico, portanto a transferência de calor da mão para a parte metálica ocorre mais rapidamente do que para o plástico.

Espero ter ajudado :)

Perguntas similares