Analise o algoritmo abaixo. Algoritmo PartidaFutebol Procedimento verificarGanhador() var Início se (golstime1 > golstime2) entao Escreva(time1 , "Ganhou!!!") senao se (golstime2 > golstime 1) entao Escreva(time2 , "Ganhou!!!") senao Escreva("Deu Empate!!") fimse fimse Fim_procedimento Procedimento diferencaDeGols() var inteiro: diferenca Início diferenca <- golstime1 - golstime2 se (diferenca > 3) OU (diferenca < -3) Escreva("Foi de goleada!!!") Fim_procedimento Var time1, time2 : literal golstime1 , golstime2 : inteiro Início Escreva("Digite o nome do time 1:") Leia(time1) Escreva("Digite o numero de gols do time 1:") Leia(golstime1) Escreva("Digite o nome do time 2:") Leia(time2) Escreva("Digite o noumero de gols do time 2:") Leia(golstime2) Procedimento verificarGanhador() Procedimento diferencaDeGols() Fim Considerando a lógica empregada neste algoritmo, analise as afirmativas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta.
Respostas
Resposta:
1- Este Algoritmo tem por objetivo apenas mostrar o time vencedor
2- Se o resultado for 3 a 0 o algoritmo apresentará que "Foi de goleada"
3- Há um erro no algoritmo, pois não há uma variável local golstime1 e golstime2 dentro do procedimento verificarGanhador
4 - há um erro no algoritmo, pois as variáveis golstime1 e golstime2 deveriam ser enviadas como parâmetros do procedimento.
5 - Este algoritmo funciona corretamente pois a variável gostime1 e golstime2 estão declaradas no escopo global e podem ser acessadas nos procedimentos.
Explicação:
Na minha opinião a resposta é a 5. Obs: ela é alto explicativa.
Considerando que um algoritmo, qualquer que seja a linguagem de programação para implementá-lo, é uma sequência finita de ações, que pode ser executada por um computador para solucionar um problema, a resposta correta para a questão é a opção número 5.
O algoritmo da questão é uma série de procedimentos eficientes que, implementados corretamente, podem determinar qual é o time vencedor. O algoritmo deve apresentar como resultado a expressão "Foi de goleada!!!" quando o placar for de três gols de diferença.
É preciso se atentar para o fato de que variáveis do tipo local, denominadas golstime1 e golstime2, devem constar no procedimento intitulado verificarGanhador. Trata-se de um erro no algoritmo. Outro erro é o fato de tais variáveis não serem enviadas como parâmetros do procedimento.
Quando as variáveis gostime1 e golstime2 são declaradas como globais, garante-se o acesso a elas nos procedimentos e, desta forma, o algoritmo funciona como pretendido.
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