• Matéria: História
  • Autor: chrystynyazambuja
  • Perguntado 4 anos atrás

alguém me ajuda? plmds​

Anexos:

Respostas

respondido por: hakibobang
2

Resposta:

1) Sua característica básica é o contato direto entre as massas urbanas e o líder carismático, supostamente sem a intermediação de partidos ou corporações. Para ser eleito e governar, o líder populista procura estabelecer um vínculo emocional com o "povo".

2) Ele iniciou a era vargas ou getulismo, dividindo-se em três partes de governo: o Governo Provisório, o Governo Constitucional e o Estado Novo.

3) A Constituição de 1934 confirmou o nome de Getúlio Vargas para Presidente da República Federativa do Brasil. Visando a melhoria das condições de vida da grande parte dos brasileiros, a Constituição de 1934 criou leis sobre educação, trabalho, saúde e cultura. Fez uma ampliação no direito de cidadania dos brasileiros, possibilitando grande fatia da população, que até então era marginalizado do processo político do Brasil, participar desse processo. A Constituição de 34 na realidade trouxe, portanto, uma perspectiva de mudanças na vida de grande parte dos brasileiros.

4) Bom a intentona comunista surge da ANL ( Aliança Nacional Brasileira),que era Marxista liderada por Luis Carlos Prestes. A intentona comunista foi uma tentativa  de tomar o poder e instalar o socialismo.  No inicio os lideres deste movimento pensaram que teriam vários seguidores porem não tiveram. O movimento foi um fracasso e os revolucionários se entregaram . Derrotada a rebelião, o governo Vargas estabeleceu uma forte repressão política.

5) Na época, os conspiradores foram acusados de planejarem uma nova insurreição armada, semelhante à Intentona de 1935, rapidamente sufocada pelo governo Vargas. A incursão comunista previa a eliminação de chefes militares, a agitação de operários e estudantes

6) Pois mesmo sendo um período onde o povo conquistou diletos direitos, como os trabalhistas, foi também uma época de repressão e cerceamento de direitos básicos.

7) Entre 1939 e 1945, aconteceu o maior conflito da história da humanidade, que contou com o envolvimento de Reino Unido, Estados Unidos, União Soviética, Alemanha, Japão e Itália como protagonistas. A participação brasileira na guerra deu-se a partir de 1942, com o rompimento das relações diplomáticas com o Eixo e o envio de tropas em junho de 1944. O Brasil foi o único país da América do Sul a enviar soldados sob sua bandeira para a guerra.

Relações diplomáticas

Durante a década de 1930, Estados Unidos e Alemanha travaram uma disputa pelas relações comerciais com o Brasil. A Alemanha Nazista, desde 1933, procurava estreitar os laços comerciais e diplomáticos com o Brasil, com o objetivo de aumentar sua influência política na América Latina. Essas ações alemãs fizeram com que simpatizantes da causa alemã surgissem no exército brasileiro.

Essas ações da Alemanha renderam alguns acordos econômicos com o Brasil, nos quais destacou-se a troca do algodão brasileiro por produtos industriais e militares alemães. No entanto, à medida que a tensão na Europa aumentava, Getúlio Vargas mostrava-se inclinado a reforçar os laços comerciais e diplomáticos com os Estados Unidos. Além disso, a perseguição imposta por Vargas contra integralistas e nazistas no Brasil gerou um baque nas relações teuto-brasileiras.

Os Estados Unidos assistiam ao crescimento da influência alemã no Brasil com temor e cautela. Durante a década de 1930, uma série de acordos comerciais e militares propostos pelo Brasil foi rejeitada pelo Congresso americano. À medida que o Brasil afastava-se da Alemanha e movia-se na direção dos Estados Unidos, a postura de Vargas era a de obter o melhor acordo possível para a economia brasileira.

8) No dia 29 de outubro de 1945, Getúlio Vargas foi deposto por um golpe militar, sendo conduzido ao exílio na sua cidade natal, São Borja. No dia 2 de dezembro do mesmo ano, foram realizadas eleições livres para o parlamento e presidência, nas quais Getúlio seria eleito senador pela maior votação da época. Era o fim da Era Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à presidência pelo voto popular.

Explicação:

Perguntas similares