Leia com atenção, e responda as questões 3,4 e 5.
- João Pessoa, 2003. A grande variedade das atividades de lazer, em geral, e dos desportos, permite aos individuos uma vasta possibilidade de escolhas. Algumas destas atividades de lazer podem evocar, de forma mimética,arrependimento ou medo, tanto quanto alegria e triunfo, afeição e amor ou ódio. Tal condição permite um efeito na personalidade, num jogo entre os individuos e o Estado e entre os grupos sociais e o Estado, em um processo dinámico e permanente. A estas caracteristicas somadas a construção de um hábito,fazem estes sentimentos fluirem livremente no seu contexto simbólico, alivia-se o fardo global que é inerente à vida das pessoas, fora do ámbito do lazer. O esporte, tal como outra atividade de lazer, no seu quadro específico pode evocar através dos seus designios, um tipo especial de tensão, um excitamento. agradável e, assim, autorizar os sentimentos a fluirem mais livremente. Pode contribuir para perder, talvez para libertar, tensões provenientes do stress. O quadro do esporte, como o de muitas outras atividades de lazer, destina-se a movimentar, a estimular as emoções, a evocar tensões sob a forma de uma excitação controlada e catártica, mesmo se a ressonância emocional ligada ao designio imaginário contiver, como habitualmente acontece, elemento de ansiedade, medo.
3-Com base na leitura do texto, assinale a alternativa correta. "
a) Atividades desportivas, não despertam sentimentos reais nas pessoas.
b) Atividades esportivas despertam sentimentos diversos, por imitarem situações da vida.
c) Os sentimentos que afloram no esporte sa prejudiciais ao individuo
d) As pessoas se arrependem de praticar esportes.
e) A possibilidade de escolha garante ao individuo tranquilidade na prática dos esportes
4- Sobre a relação do individuo com o Estado, no contexto lazer e desporto. Qual alternativa melhor interpreta o que é descrito no texto?"
a) O Estado não interfere nos processos e opções no desporto e lazer.
b) O Estado interage até certo limite dentro do processo.
c) Dada a importância e efeitos dos desportos, o Estado jamais abandona as ações nesse tema.
d) O Estado se mantém ausente o máximo possivel, pois é uma despesa que não gera retorno.
e) O Estado é muito atuante dentro do esporte e lazer para beneficio do cidadão
5-O autor aborda a importância da prática esportiva para a v
sociedade por permitir ao individuo:
a) Libertar-se de seus medos.
b) Agir livremente fora das regras e imposições da vida cotidiana
c) Trazer para fora sentimentos reprimidos e liberá-lo de forma controlada
d) Não pensar em seus problemas e reter seu "stress"
e) Libertar-se dos compromissos com a sociedade promovendo uma limpeza emocional.
6- Kunz (2014), em sua obra "Transformação didáticopedagógica do esporte", nos permite pensar sobre a capacidade do esporte de transformação para além de sua dimensão técnico-tática. Como exemplo, sugere a desconstrução de falsas consciências, a partir de uma análise critico-emancipatória do fenômeno esportivo. Ante o argumentado pelo autor, o esporte, mesmo no ámbito extraescolar, deve ser trabalhado de forma a: *
A) evidenciar seus aspectos socioculturais, provocando o aluno/atleta a refletir sobre valores presentes no meio esportivo.
B) reforçar a dimensão tática do ensino esportivo, já que o treinamento desportivo se refere à aprendizagem do gesto motor especifico.
O C) reforçar a dimensão social do esporte, uma vez que o ámbito do lazer esportivo se refere apenas às discussões sociológicas sobre o esporte.
D) evidenciar os aspectos técnicos do esporte, tendo em vista que o ensino aprendizagem esportivo deve ocorrer por meio do estilo de ensino por comando
E) trazer as tensões esportivas já na iniciação ao esporte, tendo em vista que o atleta, ainda que em fase infantil, deve ser submetido a estresse emocional, tal como no esporte profissional.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
3 a 4 c 5 d 6 d
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás