Sobre as vantagens e desvantagens do uso do cartão de crédito. Analise as sentenças: ( I ) As vantagens são: A antecipação do consumo, - Socorro para as emergências, – Facilidade na hora da compra, – Mais segurança, - Poder de compra. ( II ) As desvantagens são: – Compras por impulso, – Juros altos, - Risco de endividamento, - Fraudes. Agora assinale qual a alternativa é a correta. * 5 pontos A I é verdadeira e II é falsa. A I é falsa e a II é verdadeira. I e II são verdadeiras. I e II são falsas. nenhuma das alternativas anteriores.
Respostas
Resposta:
c) I e II são verdadeiras.
Explicação:
VANTAGENS
– Prazo para pagar e parcelamento sem juros:
Quando bem utilizado, o cartão de crédito pode nos brindar com um tempo maior para o pagamento da compra, ou seja, o poder de compra aumenta consideravelmente.
No caso do parcelamento sem juros, se você for uma pessoa bem organizada, poderá manter seu capital investido e ganhar juros aplicando o seu dinheiro durante o prazo do parcelamento.
– Facilidade na hora da compra:
Facilidade para comprar, bastando digitar a senha se a compra for em lojas físicas. Já no meio virtual, embora existam outros meios como o PayPal, por exemplo, o cartão de crédito, sem dúvida, ainda é a opção mais ágil e dinâmica. A compra é realizada e o processo de aprovação é realizado quase que instantaneamente. Se a pessoa compra pelo boleto geralmente demora em torno de 2 dias úteis.
– Mais segurança:
Andar com dinheiro no bolso é bem complicado, devido à violência das cidades. Com o cartão de crédito, o risco não acaba totalmente, mas reduz bastante. Se por acaso perdê-lo ou for assaltado, poderá ligar para a empresa administradora do cartão e pedir para que ele seja bloqueado.
– Bônus e milhagens:
Muitos cartões de crédito contam com programas de relacionamento que permitem a troca por passagens aéreas, descontos diversos e a troca de pontos por produtos ou serviços. Existem inclusive sites em que você pode vender suas milhagens caso não queira trocar por nada.
– Organização e planejamento financeiro:
Muitos cartões de crédito, especialmente os que permitem o controle via app, mostram em tempo real os gastos das próximas faturas. Isso, obviamente, faz com que o usuário consiga se planejar financeiramente. Assim, quem não tem o hábito de anotar e controlar os gastos com alguma planilha ou aplicativo, recebe um relatório mensal. Inclusive, alguns cartões ajudam até a categorizar as despesas, mostrando relatórios por categoria e gráficos.
– Imprevistos:
Como sabemos, os imprevistos sempre surgem quando menos se espera. Se você souber se organizar será possível contorná-los de uma maneira positiva, usando o cartão de crédito. Ou seja, você não irá se apertar financeiramente e ainda resolverá a questão de uma forma simples. Claro que o ideal seria ter um dinheiro guardado para essas eventuais dificuldades, mas se você não possui uma reserva de emergência, o cartão de crédito poderá te salvar desses problemas.
DESVANTAGENS
– Compras por impulso:
Se você não consegue controlar suas compras, é necessário que fuja do cartão de crédito. Quando pagamos em espécie ou à vista no débito percebemos nosso dinheiro indo embora. Agora, quando tudo vai para uma fatura que só veremos no mês seguinte, o controle dos gastos fica mais difícil.
O fato de o cartão oferecer um bom limite traz uma sensação de poder, mas não é bem assim. Sua receita não aumenta por causa dele e você precisa pagar por cada centavo que comprar – ou até mais, dependendo dos juros. Com o crédito fácil e o aumento de prazo para o pagamento, muitas pessoas não se controlam e acabam se endividando excessivamente.
– Juros altos:
Se você atrasar o pagamento ou pagar a parcela parcialmente, os juros cobrados serão muito altos e ficará praticamente impossível pagar a dívida. Por isso é importante pagar em dia todas as faturas do cartão e de forma integral para não entrar em dívidas e comprometer o orçamento. Realizar o pagamento mínimo é empurrar o problema com a barriga.
A soma dos juros altos do crédito rotativo e o parcelamento em caso de não pagamento da fatura total podem ser catastróficos para a saúde financeira de uma pessoa, chegando próximo dos 400% ao ano.
– Fraudes:
Embora utilizar o cartão de crédito seja mais seguro do que andar com dinheiro na rua, ele pode ser clonado. E nem sempre é fácil provar que você não fez a compra. Por isso, muito cuidado!
Espero ter ajudado!