Os pacientes com epilepsia geralmente precisam usar medicamentos continuamente por muitos anos e, portanto, é particularmente importante que evitemos os efeitos adversos. Contudo, alguns fármacos com efeitos adversos consideráveis ainda são amplamente usados, embora não sejam fármacos de escolha para pacientes recém diagnosticados.”
Fonte: RANG, H.P. et al. Rang & Dale Farmacologia. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
Considerando o texto lido e o conteúdo estudado sobre a farmacologia dos anticonvulsivantes, analise os fármacos a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Carbamazepina.
2) Fenobarbital.
3) Valproato.
4) Etossuximida.
Os principais EA da vigabatrina são sedação, sonolência, fadiga e concentração prejudicada. , trata-se de um barbituricos com efeitos depressões, esses EA são esperados.
Valproato, EA:náusea, sonolência, tonturas, erupção cutânea e HEPATOTOXICIDADE
Respostas
Resposta:
Explicação:
Carbamazepina geralmente não é eficaz em crises de ausência e em crises mioclônicas. Mania aguda e tratamento de manutenção em distúrbios afetivos bipolares para prevenir ou atenuar recorrências. Síndrome de abstinência alcoólica.
Fenobarbital é um barbitúrico com propriedades anticonvulsivantes, devido à sua capacidade de elevar o limiar de convulsão. Este é um medicamento que age no sistema nervoso central, utilizado para prevenir o aparecimento de convulsões em indivíduos com epilepsia ou crises convulsivas de outras origens.
O valproato e suas formas ácido valproico, valproato de sódio e valproato semissódico são medicamentos usados principalmente para o tratamento de epilepsia e transtorno bipolar e para a prevenção de enxaquecas
Etossuximida, vendido sob a denominação comercial Zarontin, entre outros, é um medicamento utilizado para tratamento de crises de ausência. Pode ser usado isoladamente ou em combinação com outros medicamentos anticonvulsivantes, tais como o ácido valpróico.
Resposta:
( 1 ) Anticonvulsivante mais amplamente usado, porém, pode causar sedação, ataxia, visão embaçada e outros efeitos adversos.
( 3 ) Utilizado no tratamento de crises de ausência, este apresenta menos efeitos adversos que os outros fármacos.
( 2 ) Pouco utilizado por causar sedação e depressão.
( 4 ) Utilizado no tratamento de crises de ausência, pode exacerbar crises tônico-clônicas.
1 - 3 - 2 - 4
Explicação:
Corrigido pelo AVA