1) Quais são os riscos ambientais do descarte de medicamento no lixo comum ou no esgoto?
2) De que forma o descarte de medicamentos em locais inadequados pode afetar a saúde dos seres humanos?
3) Quais são as maneiras adequadas de descarte de medicamentos?
4) Há locais de descarte de medicamentos na cidade onde moram?
5) Pesquise sobre cada tipo de medicamento (ANTIBIÓTICOS, ANTIINFLAMATÓRIOS, ANTITÉRMICOS e ANALGÉSICOS):
Respostas
Resposta:
1)O descarte inadequado de medicamentos, principalmente no lixo comum ou na rede de esgoto, pode contaminar o solo, as águas superficiais, como em rios, lagos e oceanos e águas subterrâneas, nos lençóis freáticos.
2)Prejuízos ao meio ambiente. O descarte incorreto de medicamentos expõe o meio ambiente a diversas substâncias que acabam contaminando os seres vivos por meio da água, do solo e do ar, afetando a saúde das pessoas.
3)Muitas farmácias fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos, frascos e materiais cortantes e pontiagudos, assim como várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e supermercados. Localize um desses postos de coleta de medicamentos para descarte na ferramenta de busca oferecida pela Roche em parceria com a eCycle.
4)Onde devem ser descartados medicamentos e frascos? Muitas farmácias fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos, frascos e materiais cortantes e pontiagudos, assim como várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e supermercados
5)É bem comum que as pessoas não saibam as diferenças entre os tipos de remédio, pois alguns nomes são difíceis ou bastante parecidos. Sem falar nas dúvidas sobre medicamento genérico ou de referência. A confusão aumenta quando percebemos que muitos deles são utilizados para mais de uma finalidade ou, ainda, em conjunto.