Tópico Frasal
A construção de ciclovias em São Paulo (e em qualquer outra cidade brasileira) é uma iniciativa que representa um enorme passo em direção a uma cidade mais justa, mais inclusiva e mais democrática.
Mesmo que ainda existam pontos de melhora, que as ciclovias ainda não estejam totalmente conectadas e que não atinjam toda a cidade, elas representam melhor aproveitamento do viário, com mais segurança e saúde para seus cidadãos, menos estresse, menos congestionamento e menos mortes no trânsito. Uma cidade que nossos filhos merecem receber de nossas mãos.
Sabemos que há um crescente movimento contrário à implantação de ciclovias na capital paulista, que ao mesmo tempo em que nega o direito de utilização segura das ruas em bicicletas, defende a continuidade do uso do espaço público para fins particulares, priorizando o estacionamento de automóveis em detrimento da circulação do veículo bicicleta.
É importante ressaltar que estacionar o carro na rua não é direito garantido por lei, seja na esfera municipal, estadual ou federal. Além disso, necessidades individuais não podem sobrepujar a coletividade e o direito do cidadão que utiliza a bicicleta de circular com mais segurança, sem se sentir ameaçado por pessoas que pensam de forma diferente e se utilizam de outros veículos.
A maior cidade do Brasil ainda está estacionada no século passado em relação à mobilidade. Negar o desenvolvimento sustentável e o uso da bicicleta como alternativa de transporte aos cidadãos é manter um conceito ultrapassado e já abandonado nas cidades mais desenvolvidas do mundo, além de negar a quem utiliza esse meio de transporte seu direito inalienável de escolha.
a. O texto acima é um artigo com o objetivo de convencer a população a apoiar as ciclovias na cidade de São Paulo. Então, o posicionamento do autor do texto está evidente. Qual parágrafo do texto foi construído na estrutura – tópico frasal + desenvolvimento do tópico? Transcreva o tópico frasal e formule uma nova explicação para ele.
Respostas
Resposta:
Tópico frasal (tese, recorte temático ou situação-problema) está presente no primeiro parágrafo.
"A construção de ciclovias em São Paulo (e em qualquer outra cidade brasileira) é uma iniciativa que representa um enorme passo em direção a uma cidade mais justa, mais inclusiva e mais democrática."
E a partir do segundo parágrafo discorre o que chamamos de desenvolvimento.
Explicação:
O primeiro parágrafo em um texto, como um artigo de opinião ou uma dissertação, corresponde a introdução, é a primeira parte da estrutura de um texto. A introdução nada mais é do que apresentação do assunto, crítico, específico e delimitado, que chamamos tecnicamente de tese, ou de modo geral de recorte temático, situação-problema ou tópico frasal. Após a introdução inicia-se o desenvolvimento, que corresponde a todos os juízos (explicações, argumentos, exemplos, evidências) atribuídos pelo autor sobre o assunto, com isso reafirma-se a visão que o autor tem sobre o assunto.
Perceba que pela introdução (ou tópico frasal) o autor guia o leitor a entender ou lança a ideia que "a construção de ciclovias é algo importante e que trará benefícios", logo se percebe que é favorável a construção de ciclovias. É isso que passa a ser apresentado e defendido ao longo de todo o texto.