Respostas
Resposta:
Rochas encontradas na América do Sul e África, com a mesma idade, são semelhantes.
(por exemplo, formadas pelos mesmos minerais). Para que isto aconteça, tiveram de estar expostas aos mesmos fenómenos de formação habituais nas rochas. Pelo contrário, as rochas formadas atualmente nesses locais apresentam características diferentes.
Resposta:
Então,podemos reparar que, em certos locais encontramos rochas semelhantes em continentes diferentes, e isso não se trata de apenas uma coincidência.
Estas semelhanças verificam-se quanto existe o mesmo tipo de rocha nos mesmos continentes, quando dois estratos apresentam a mesma idade, quando se apresenta uma sequência de estratos idêntica ou se for encontrada uma continuidade de montanhas interrompida entre os continentes. Deste modo podemos afirmar que á milhões de anos os continentes estavam concentrados num supercontinente (a pangeia) e que depois se foram desagregando.
Explicação:
A esta justificação dá-se o nome de argumento litulogico, que é só um dos restantes 3 argumentos(o morfologico, o paleontológico e o paleoclimático), criados por Alfred Wegner, com o objetivo de argumentar a "teoria da deriva dos continentes"
espero ter ajudado :)