explique de forma resumida como foi o processo de formação das fronteiras terrestres do território brasileiro.
Respostas
Resposta:
Como sabemos, o Brasil apresenta fronteiras terrestres com 9 países da América do Sul: Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname e Guiana.
A maioria das fronteiras terrestres brasileiras foram estabelecidas no Império. Os limites entre Brasil e Uruguai foram estabelecidos em 1851, já em 1859 definiu-se a fronteira do país com a Venezuela e em 1867 foi a vez da Bolívia. Com o Tratado de Paz, foram formados os limites entre Brasil e Paraguai em 1872, quando houve o término da Guerra do Paraguai.
Mas foi em 1484, durante o Tratado de Tordesilhas, que houve a primeira divisão conceitual entre Espanha e Portugal para separar as terras que seriam exploradas. Essa divisão foi formalizada em 1750 durante o Tratado de Madri, mas no século XIX a diplomacia brasileira trabalhou para concluir as delimitações do território.
Existiram ainda muitas disputas territoriais, como é o caso do território do Acre, que pertencia à Bolívia, mas foi ocupado por seringueiros vindos de outras partes do Brasil, todavia os limites entre os dois países só foram estabelecidos em 1903 com o Tratado de Petrópolis. A porção onde hoje se localiza o Amapá já foi reivindicado pela França, sendo resolvida em 1900 com a delimitação da fronteira com a Guiana Francesa.
espero ter ajudado!!!