Respostas
Resposta:
o mito da caverna ou alegoria da caverna e um diálogo platonico
Explicação:
espero te ajudado
Resposta:
O mito da caverna é uma metáfora criada por Platão. Ela tenta explicar a ignorância dos seres humanos, que são aprisionados apenas com seus sentidos e preconceitos, que os impedem de alcançar conhecimento da verdade.
Explicação:
Os homens ficam virados de costas para a entrada de uma caverna e veem apenas o seu fundo. Atrás deles há uma parede pequena, onde há uma fogueira acesa. Por ali passam homens transportando coisas, mas tudo o que conseguem ver são suas sombras. Os prisioneiros da caverna acreditam que essas sombras são tudo o que existe no mundo.
Certo dia, um dos prisioneiros se liberta de suas correntes e consegue sair, porém, a luz do dia agride seus olhos, pois estava acostumado à fogueira, então ele pensa em voltar para a caverna a qual estava acostumado. Mas então aos poucos consegue admirar o mundo exterior, e então volta para libertar seus companheiros para que conheçam a verdade.
No diálogo entre Sócrates e Glauco, Glauco propõe que os outros, acostumados à caverna, não acreditariam nas palavras de seu companheiro, sendo possível que o matassem por estar louco.