O músculo reto não só mantêm as vísceras em sua posição, no interior da cavidade abdominal, como também são responsáveis por?
ajudaaaa
Respostas
Resposta:
O abdome faz parte do tronco, situando-se entre o tórax, superiormente e a pelve inferiormente. Porém, nem externa nem internamente estas divisões são nitidamente marcadas. A cavidade abdominal está separada, superiormente, da cavidade torácica pelo m. diafragma. No entanto, como os limites do tórax ósseo ultrapassam inferiormente os da cavidade torácica, partes da cavidade abdominal e de seu conteúdo ficam contidas no tórax ósseo. Inferiormente a abertura superior da pelve é descrita como o limite entre as cavidades abdominal e pélvica. Este limite é, contudo, arbitrário, pois a cavidade abdominal se comunica amplamente com a cavidade pélvica, com órgãos ditos abdominais podendo localizar-se parcial ou temporariamente na pelve e com órgãos pélvicos ocupando, às vezes, posição abdominal.
Com estas ressalvas, pode-se dizer que a cavidade abdominal contém a maior parte dos órgãos do sistema digestivo (estômago, intestinos, fígado, pâncreas), parte do sistema urogenital (rins, ureteres), o baço, as glândulas supra-renais, os grandes vasos e partes dos plexos autônomos. Contém também a grande membrana serosa do sistema digestivo, o peritônio, que envolve muitas vísceras abdominais.
O esqueleto participa pouco das paredes abdominais, estando representado nela pelas cinco vértebras lombares, pelos discos interpostos aos corpos destas vértebras e pelas costelas mais inferiores. Suas paredes póstero-superior e ântero-lateral são eminentemente musculares e adaptam-se bem à expansão imposta pela gravidez ou pela obesidade. Sabe-se que ela se expande enormemente devido a tumores abdominais ou pélvicos de crescimento lento ou à contínua deposição de gordura. Durante a gravidez, linhas avermelhadas, conhecidas como estrias gravídicas, são às vezes vistas na pele do abdome. Após o parto, estas estrias tornam, gradativamente, a aparência de linhas esbranquiçadas, finas, semelhantes a cicatrizes, denominadas linhas albicantes.
A maior parte da parede abdominal está disposta em camadas, que são as seguintes, da superfície para a profundidade:
pele
tela subcutânea
músculos
fáscia endoabdominal
tecido extraperitonial
peritônio
Explicação: