Os principais tipos de relevo do Brasil foram esculpidos sobre rochas de milhões e milhões de anos.O relevo brasileiro tem formação muito antiga, resultando principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos. Apresenta diversos planaltos, planícies e depressões, decorrentes das formações da litosfera no Brasil.
(TERRA, 2010, p. 36).
1. (UEFS 2011) Sobre os tipos de relevo, no Brasil, é correto afirmar: *
1 ponto
A) As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões (formações de origem cristalina e sedimentar). Ambos ocupam cerca de 95% do território.
B) As depressões da Amazônia Oriental, da Borborema e da borda oeste do rio Paraná merecem destaque entre as depressões brasileiras.
C) Os picos da Bandeira e Agulhas Negras, os mais elevados do país, sobressaem-se nas formações jovens do Sudeste.
D) Os dobramentos modernos atingiram duramente a região serrana do extremo norte do país.
2. UEM/CVU - Verão/2006 - Primeiro Planalto, Segundo Planalto e Terceiro Planalto constituem as denominações das principais unidades do relevo paranaense, que também recebem nomes regionais de acordo com sua localização geográfica. Sobre as denominações regionais e a localização geográfica dos planaltos, assinale a alternativa correta. *
1 ponto
Imagem sem legenda
A) O Primeiro Planalto, ou Planalto Litorâneo, vai da zona costeira a Curitiba; o Segundo Planalto, ou Planalto de Ponta Grossa, vai até os Campos de Guarapuava; o Terceiro Planalto, ou Planalto de Apucarana, vai até os limites SUL do Paraná.
B) Curitiba situa-se no Primeiro Planalto, Ponta Grossa situa-se no Segundo Planalto e Guarapuava situa-se no Terceiro Planalto.
C) Os três planaltos paranaenses têm como limites geográficos, respectivamente, as bacias dos rios Iguaçu, Ivaí e Piquiri.
D) O Primeiro Planalto corresponde à zona litorânea e à Serra do Mar, o Segundo Planalto corresponde à zona de domínio dos campos gerais e o Terceiro Planalto corresponde às áreas cobertas de matas, incluindo as florestas de araucária.
Respostas
Número 1
alternativa A
Número 2
alternativa B
Espero ter ajudado
Há várias formas de relevo que correspondem aos moldes das paisagens naturais e que se dão nas regiões terrestres. Sua tipologia consiste em: planaltos, planícies, montanhas e depressões (1-A, 2-B).
Os planaltos são relevos acima de 300 metros de altitude, apresentam pico e são formados, principalmente, pelo fenômeno da erosão, sendo caracterizados por três espécies: basálticos, sedimentares ou cristalinos. No Brasil, encontramos os seguintes planaltos: Planalto Central, Planalto das Guianas , Monte Roraima e Planalto Nordestino.
As planícies são superfícies terrestres planas, que estão a 100 metros em relação ao nível do mar. Os elementos que formam as planícies são os aquíferos pela aproximação com o mar.
Elas se classificam em: planície costeira, planície fluvial e planície lacustre. São planícies brasileiras: Planície Amazônica, Planície Litorânea e Planície do Rio Araguaia.
Já as montanhas são relevos de alta elevação, sendo formadas por erupções vulcânicas ou pelos movimentos das placas tectônicas.
No Brasil, há grande número de montanhas na região sudeste, especialmente na região serrana, localizada no Rio de Janeiro. As montanhas mais famosas são: Pico da Neblina , Pico da Bandeira , Pedra da Mina e Pico das Agulhas Negras.
As depressões, por sua vez, estão a 100 e 500 metros em relação ao nível do mar e são relevos mais baixos. As depressões são formadas por meio dos movimentos das águas e do vento, apresentando irregularidade na sua superfície. A depressão mais famosa do mundo é o Mar Morto, sendo uma depressão absoluta.
Os tipos de depressão são: marginais, periféricas ou interplanálticas. No Brasil, há as seguintes depressões: Depressão Sul-Amazônica , Depressão do Araguaia , Depressão do Tocantins e Depressão Norte-Amazônica.
Link: brainly.com.br/tarefa/5521236