cuidados pós morte fora do Brasil
Respostas
Resposta:
Muitos países utilizam o embalsamamento para preservar os cadáveres com o máximo de retardo em sua decomposição (dias, semanas ou mais tempo) para que se façam as homenagens ao ente falecido. Pode-se procurar mais em "técnicas de embalsamamento" no Google, algo que não vou fazer agora.
De maneira geral são retiradas as secreções normalmente associadas ao início da decomposição por fortes aspiradores (fezes, sucos digestivos), são vedados os orifícios depois deles serem banhados por muito clorofórmio (substância embalsamadora mais comum). Junto com isso são utilizadas outras técnicas, como necromaquiagem, que é uma profissão reconhecida mesmo no Brasil que não faz embalsamamento rotineiramente, para tornar as feições do cadáver mais serena e tranquila. Mas, se uma visitante em nosso país é de origem de um país que se pratica o embalsamamento, a casa funerária responsável terá que fazer o embalsamamento para o translado ao país de origem.
Sugiro que pesquise no Google tanatopraxia, também. Frequentemente tem esses cursos de manipulação com cadáver para especialização, quem trabalha não reclama do salário, inclusive de técnico de necropsia. Conheci duas em SP que falaram bem do salário, que tinha suas coisas, e que pagaram as faculdades de seus filhos nessa profissão. No primeiro, até o segundo dia o cheiro incomoda um pouco (desde que não apareça nenhum "podrão"), mas até nisso se acostuma.
Fui assistir a convite de um legista que era cirurgião no hospital onde eu trabalhava, no começo quis saber onde era o banheiro caso quisesse vomitar, mas no último cadáver eu estava olhando os intestinos do mesmo e lembrando de linguiça frita, já tinha passado da hora do almoço...
O sujeito tinha levado 20 tiros, 5 na cabeça, e o legista tinha que descobrir que bala matou o sujeito! Com paciência, descobriu que uma perfurou a traqueia que fez o sangue escorrer para os pulmões e ele morreu por falta de ar com os pulmões entupidos em sangue...
Bem, espero que possa ter sido útil.
Aconselho a visitar uma funerária, identifique-se como estudante de enfermagem e que está interessada no assunto.. provavelmente não terão cadáveres toda hora, mas te avisam quando tiver.
Explicação: