QUESTIONÁRIO I – HISTÓRIA MEDIEVAL
Nos feudos a produtividade era baixa, pois as técnicas agrícolas eram primitivas. Mesmo assim, plantavam-se cereais (trigo, aveia e cevada), ervilhas e uvas. Em cada feudo era possível encontrar as terras reservadas para a casa senhorial, a parte dos servos, onde cultivavam o necessário para sobrevivência, e as áreas em comum entre todos (pastos, florestas e bosques).
Além de realizarem boa parte do trabalho, os servos eram obrigados a pagar diversos impostos, sendo eles: banalidade, capitação, corveia e talha.
Leia as proposições abaixo acerca dos impostos cobrados, assinalando a alternativa correta:
I- “Banalidade” era o imposto pago pelo uso de equipamentos que poderiam ser utilizados em seu dia a dia, como moinhos, fornos, entre outros.
II- A “Corveia” procurava assegurar que cerca de metade de toda a produção das terras mansas servis fossem entregues também ao senhor feudal. (TALHA)
III- “Capitação” era a contribuição paga referente a cada cabeça. Ou seja, se determinada família tinha cinco pessoas morando no feudo, aplicava-se a multiplicação da taxa por 5, sendo o resultado pago ao senhor feudal.
IV- A “Talha” era o imposto que obrigava os servos e camponeses a trabalharem duas vezes por semana nas terras mansas senhoriais, ou seja, aquelas pertencentes ao senhor feudal e cujo produto do cultivo seria inteiramente dele. (CORVEIA)
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Corretas: I e III
Explicação:
II- A Corveia era o imposto que obrigava os servos e camponeses a trabalharem duas vezes por semana nas terras mansas senhoriais.
IV- A Talha procurava assegurar que cerca de metade de toda a produção das terras mansas servis fossem entregues também ao senhor feudal.
lucianamachado7813:
III- “Capitação” era a contribuição paga referente a cada cabeça. Ou seja, se determinada família tinha cinco pessoas morando no feudo, aplicava-se a multiplicação da taxa por 5, sendo o resultado pago ao senhor feudal. CORRETO
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás