Respostas
Resposta:
Explicação:
O Antigo Regime foi uma estrutura que permaneceu atuante até a Revolução Francesa. Nessa época, o governo era aristocrático, com o controle centralizado nas mãos de um monarca. Outros países da Europa também viviam sob esse regime, mas ele é comumente utilizado para identificar o Estado Francês.
No antigo regime, ficou estabelecido o princípio monárquico. O rei ou imperador, era uma figura sagrada. Na França, os reis também possuíam poderes de cura, eles precisariam somente tocar na pessoa com enfermidade. Na figura do monarca, além da concentração de poderes e riqueza, estava a unidade religiosa. Havia a crença de que o rei tinha sido designado por Deus para liderar a nação.
A monarquia estava rodeada de simbolismos e misticismos. Acreditava-se que a essência e a nobreza eram atributos imortais dos reis e permaneciam em suas gerações.
O antigo regime estava dividido em três ordens: clero, nobreza e burguesia. Quando questões de interesse nacional precisavam ser discutidas, representantes dessa três classes podiam se reunir com o soberano.
O soberano poderia considerar as opiniões de seus súditos ou não. Ele era soberano, ninguém poderia refutar suas escolhas. Mas para garantir sua legitimidade, e manutenção do regime, eles aceitavam algumas petições.
“ O Estado sou eu”. Frase de Luís XIV, monarca que ficou conhecido como “ o rei sol”. (Foto: Wikipedia).
Formação do Antigo Regime
Depois de uma guerra que durou 116 anos, conhecida como “Guerra dos Cem anos” entre a França e a Inglaterra, a França ficou devastada. Essa batalha que causou inúmeras mortes começou em 1337 e só terminou em 1453.
França e Inglaterra brigavam pelo trono da França. Mesmo em maior número, os franceses perderam importantes confrontos nessa guerra. Além da devastação causada pelos conflitos, não só a França mas boa parte da Europa sofreu com a chamada “Peste Negra”.
A França saiu vitoriosa da guerra, mas ainda tinha que lidar com os problemas internos do seu reino. Dispersos pela doença, guerra e devastação, os franceses também precisaram se reorganizar politicamente.
Para se consolidar, os monarcas do antigo regime precisavam de apoio político e financeiro, pois tinham pretensões de expandir o território através da ocupação de colônias. Eles encontraram esse aporte na burguesia, uma classe em ascensão formada por comerciantes.
Três camadas principais constituíram o antigo regime: o clero, a nobreza e a burguesia.
•Clero – Também conhecido como Primeiro Estado, era formado por: abades, bispos, padres, frades e monges. Esse grupo representava 1% da população. Possuíam muita força política e econômica.
•Nobreza – Também chamada de Segundo Estado. Os nobres eram membros da família real ou tinham adquirido títulos através da compra. Essa categoria representava 2% da população.
•Burguesia – Conhecida como Terceiro Estado. A burguesia, da qual faziam parte os comerciantes, trabalhadores do campo e profissionais liberais, representava todo o restante da população.
O Capitalismo comercial assim como as práticas mercantilistas vigoravam na Europa. O Antigo Regime tinha um Estado centralizado. A função exercida pela Igreja Católica também foi muito importante. Com as bênçãos da Igreja, o monarca era o representante de Deus na terra. Ele e sua descendência tinham sido escolhidos de forma divina para governar o povo.
Sociedade no Antigo Regime
No Antigo Regime, a sociedade estava separada por camadas: clero (primeiro estado