1. Os incas criaram sistemas agrícolas tais como terraços em montanhas para a água da chuva não destruir nem perder a umidade do solo e plataformas, terraceamento, semelhante ao que hoje chamamos de “curva de nível”. Considerando tal informação, assinale a alternativa que apresenta as características dos terraços incas com os tempos atuais: * 1 ponto
a) Os terraços agrícolas são uma técnica agrícola de conservação do solo. É utilizada até os dias atuais sendo empregada em terrenos muito inclinados, permitindo o cultivo e o controle da erosão.
b) Os terraços serviam para os maias conseguirem prever os eclipses do Sol, descrever as fases de Vênus e calcular a duração do ano com bastante precisão.
c) Essas técnicas intrigam arqueólogos, pois os incas não dispunham de técnicas e instrumentos agrícolas, nem carroças nem animais capazes de transportar grandes pedras como as que foram usadas na obra
. d) Foi uma forma agrícola que originou o sistema de registro inca, o kipu, que consistia em era um cordão no qual estavam amarrados vários cordões menores de cores e tamanhos variados, onde se faziam diferentes tipos de nós.
2. O sol era considerado o principal deus inca, Inti, e não por acaso, o Sapa Inca, era “filho do deus sol”, e acreditavam que existiam os Huacas, eram divindades ou locais sagrados como montanhas, rochas e riachos.Assinale a alternativa que apresenta característica da religiosidade inca: *1 ponto
a) Os incas possuíam uma religião monoteísta, acreditavam na existência de um único deus. A lhama era um animal muito importante para a religiosidade inca.
b) A religião inca era politeísta, constituída de forças do bem e do mal. O bem era representado por tudo aquilo que era importante para o homem, como a chuva e a luz do Sol, e o mal, por forças negativas, como a seca e a guerra.
c) Quando os espanhóis, liderados por Pizarro, chegaram aos territórios do Império Inca no século XVI, encontraram sua religião fortalecida com o fim da escravizão na região, que afetou a economia e diminuiu os exércitos incas.
d) Francisco Pizarro, assim como havia feito Hernán Cortés no México, aliou-se com povos incas para facilitar sua economia e religiosidade.
sindvel:
Bota a resposta no chat aq
2) b) A religião inca era politeísta, constituída de forças do bem e do mal. O bem era representado por tudo aquilo que era importante para o homem, como a chuva e a luz do Sol, e o mal, por forças negativas, como a seca e a guerra
ESPERO TER AJUDADO
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Explicação:
A B
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás