Aplicamos, no texto a seguir, a regra que muitos de nós usamos ao falar em situações informais: apenas a primeira palavra da seqüência indica o plural. Como se trata de uma notícia escrita, o jornalista deve, provavelmente, ter obedecido às regras de concordância exigidas pelos livros de gramática.
Sua tarefa é revisar o texto para ajustá-loaos padrões de concordância usados nesse tipo de texto.
#LivroDoEstudanteENCCEJA
Respostas
O texto, se estivesse escrito com as devidas concordâncias, estaria da seguinte forma:
Uma Força para o Verde no Mundo
No outono, a planta doméstica precisa de cuidados especiais. A bióloga Eliana Rivas, do Instituto Biológico de São Paulo, faz as seguintes recomendações para quem quer vê-las chegar viçosas à próxima primavera:
- como o dia é mais curto, procure o local mais claro da casa para o vaso. Cactos precisam receber luz direta do sol. Violetas, apenas claridade;
- a terra deve ser mantida apenas levemente úmida. Regue as plantas menos vezes. Espécies como violetas e crisântemos não precisam ser molhadas diariamente;
- nas regiões mais quentes, como Norte e Nordeste, uma vez que a luminosidade se mantém intensa, deve-se dar mais atenção à adubação. A planta mantém quase a mesma velocidade de desenvolvimento apresentada no verão.
A concordância verbal se refere ao modo do verbo em relação ao sujeito, o qual deve estar corretamente empregado para que haja harmonia entre os diferentes termos empregados em uma oração, fazendo com que se tenha o correto sentido presente na frase.
Diferentemente da concordância nominal, a concordância verbal faz referência ao verbo, e por isso deve se atentar à forma que ele está colocado.
Já a concordância nominal faz referência aos nomes, onde os substantivos concordam com os modificadores dos substantivos, que são os pronomes, adjetivos, numerais e artigos em gênero e número.
Veja mais sobre concordância em:
https://brainly.com.br/tarefa/213641