Em palestra realizada na Universidade do Vale do Paraíba (SP), durante a campanha presidencial de 2002, quando Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo federal não interveio com boas medidas na economia, ele provocou a platéia de universitários, dizendo: "Vocês gostaram do interveio, não é? Pensavam que eu iria falar interviu, não?"
O comentário de Lula faz referência:
a) À preferência que os jovens universitários têm pelas formas corretas da língua.
b) Às regras gramaticais para usar corretamente o verbo "intervir".
c) Ao preconceito lingüístico de que foi alvo desde a primeira campanha presidencial em 1998.
d) Às dificuldades que os estudantes têm para usar o verbo "intervir".
#LivroDoEstudanteENCCEJA
Respostas
A alternativa correta sobre o comentário de Lula faz referência é a letra C) Ao preconceito lingüístico de que foi alvo desde a primeira campanha presidencial em 1998.
O ex-presidente Lula, ao fazer o comentário "Vocês gostaram do interveio, não é? Pensavam que eu iria falar interviu, não?", se refere ao fato de as pessoas constantemente zombarem dele por conta de o mesmo não possuir o pleno domínio da norma culta da língua portuguesa.
Desde que Lula se candidatou à presidência pela primeira vez em 1998, foi alvo de diversos preconceitos linguísticos, onde as pessoas são preconceituosas e o ridicularizam por conta de seus "erros gramaticais".
Preconceito linguístico pode ser definido como um julgamento negativo de um ou mais indivíduos sobre a forma que uma outra pessoa se expressa de maneira oral.
Veja mais sobre preconceito linguístico em:
https://brainly.com.br/tarefa/38922956