A polêmica sobre vantagens e desvantagens dos alimentos modificados geneticamente está longe do fim, mas a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) faz questão de conquistar essa tecnologia. A estatal discute com a empresa Monsanto um contrato de licenciamento para produção de soja transgênica resistente ao herbicida Roundup Ready.
Época, 7 jul. 1999. p. 88
A discussão a respeito dos alimentos transgênicos tem provocado reações tanto da comunidade científica mundial, quanto dos movimentos ambientalistas.
a) Quais os interesses dos setores que defendem o plantio dos transgênicos ?
b) Por que as ONG’s ambientalistas criticam e tentam impedir a utilização desta
tecnologia?
#LivroDoEstudanteENCCEJA
Respostas
a) Os interesses dos setores que defendem o plantio dos transgênicos são econômicos e/ou financeiros. Isso ocorre porque as grandes fabricantes de sementes transgênicas faturam bilhões de Dólares dentro de toda a cadeia do agronegócio global.
No entanto, as empresas do ramo - tal como a Monsanto - costumam alegar que a modificação genética ajuda no melhoramento das características nutricionais da planta (cultura) e no aumento da resistência às pragas.
b) As ONG’s ambientalistas alegam que os alimentos transgênicos causam doenças dentro do longo prazo. Desse modo, muitos líderes desse movimento defendem a eliminação desse tipo de tecnologia (modificação de sementes) dentro do território brasileiro.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/12378135
Lute e conquiste os seus objetivos de vida!