De acordo com o tema estudado faça uma pesquisa sobre as revoltas nas zonas urbanas e rurais: a) revolta de Canudos, b) revolta do Contestado, c) O cangaço, d) revolta da vacina e e) revolta da chibata ou revolta militar. no máximo 16 linhas pfv.
Respostas
Resposta:
República Velha ou Primeira República foi um período marcado por revoltas populares e militares motivadas pela pobreza, desigualdade social, racismo, medo, violência etc.
Explicação:
A República Velha, período da história brasileira mais conhecido pelos historiadores como Primeira República, estendeu-se de 1889 a 1930. Foi a primeira fase da República no Brasil e, como tal, foi um período cheio de tensões, seja na economia, seja na política e também na sociedade como um todo.
A desigualdade social, os aumentos nos impostos, as necessidades não atendidas, o racismo, o medo, a insatisfação política etc., tudo isso foi raiz para revoltas na Primeira República. Ao longo dos mais de quarenta anos dessa primeira fase, aconteceram diferentes revoltas no campo, na cidade e até mesmo no meio militar.
O objetivo deste texto é listar as principais revoltas que aconteceram durante a Primeira República, trazendo um pequeno resumo a respeito de cada uma delas.
OK VAMOS NESSA, CADA PARAGRAFO FALA UM POUCO DE CADA COISA.
Resposta:
Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos foi um conflito armado que envolveu o Exército Brasileiro e membros da comunidade sócio-religiosa liderada por Antônio Conselheiro, em Canudos, no interior do estado da Bahia. A Guerra do Contestado foi um conflito armado que aconteceu entre 1912 a 1916 nos estados de Santa Catarina e Paraná. Os impasses foram causados por disputas de terra entre os dois estados e devido a isso ficou conhecido como Contestado. As principais causas deste conflito, que desencadeou a Guerra de Canudos, estão relacionadas às condições sociais e geográficas da região. As características geográficas e as condições sociais do Nordeste brasileiro formavam um conjunto de fatores geradores de um estado de permanente conflito e revolta social. O que incomodava ao governo era fato de que os habitantes de canudos não pagavam impostos , e seguiam ao antonio conselheiro que defendiam o retorno da monarquia , ele afirmava que era um enviado de Deus e deveria liderar o movimento contra diferenças e injustiças.
A Guerra do Contestado foi um conflito armado que envolveu posseiros e pequenos proprietários de terras, de um lado, e representantes dos poderes estadual e federal brasileiro, de outro, entre outubro.A guerra do Contestado durou mais tempo que a guerra de Canudos, outro conflito semelhante em território brasileiro; Em quatro anos de guerra, 9 mil casas foram queimadas e 20 mil pessoas mortas. A principal causa para a revolta da região Sul do Brasil, a Guerra do Contestado, foi a construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul. A Guerra do contestado recebeu esse nome por ser uma disputa sócio-política de fins territoriais. A Guerra do Contestado começou com um líder considerado santo — o monge José Maria — e terminou com outro tido como o próprio diabo — Adeodato Ramos. A guerra teve como principal líder o monge José Maria de Santo Agostinho e aconteceu na região do Contestado, que ficava na fronteira entre Santa Catarina e Paraná, sendo disputada pelos dois Estados. Oficiais do Exército Brasileiro em Porto União, região do Contestado.
O cangaço foi um fenômeno do banditismo, crimes e violência ocorrido em quase todo o sertão do Nordeste do Brasil, entre o século XVIII e meados do século XX. Seus membros vagavam em grupos, atravessando estados e atacando cidades, onde cometiam pilhagens, assassinatos e estupros. O cangaço está diretamente relacionado à disputa da terra, coronelismo e revolta à situação de miséria no Nordeste. ... Esse foi o principal nome de um movimento social ocorrido no sertão nordestino durante o fim do século XIX e início do século XX, denominado cangaço. O maior fluxo do cangaço aconteceu entre os anos de 1920 e 1930, quando imperava o coronelismo nas cidades do interior do país. ... O cangaço nasce da indignação de homens pobres sobre essa acumulação de bens nas mãos de poucos, e tem uma história longa de muita guerra contra o Estado. O cangaço surgiu entre o final do século XIX e começo do XX (início da república O período que vai de 1889 a 1930 que é conhecido como a República Velha).
A Revolta da Vacina foi um motim popular ocorrido entre 10 e 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil.A principal causa foi a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz. Em meados de 1904, chegava a 1.800 o número de internações devido à varíola no Hospital São Sebastião. Mesmo assim, as camadas populares rejeitavam a vacina, que consistia no líquido de pústulas de vacas doentes. Afinal, era esquisita a idéia de ser inoculado com esse líquido. Durante o mês de novembro de 1904, o Rio de Janeiro, então capital federal, foi palco de uma das maiores revoltas urbanas ocorridas no país: a Revolta da Vacina. Rio de Janeiro - História da Cidade - A Revolta da Vacina. Entre os dias 10 e 18 de novembro de 1904, a cidade do Rio de Janeiro, capital federal, passou pelo que a imprensa da época nomeou como a mais terrível das revoltas populares da República.
João Cândido Felisberto (à direita) liderou a Revolta da Chibata. Pressionado tanto pelas ameaças dos marujos quanto de políticos, o governo de Hermes da Fonseca aceitou os termos propostos e pôs fim aos castigos físicos na Marinha em 26 de novembro de 1910 e prometeu anistia a todos os envolvidos. Esse motim dos marinheiros aconteceu entre os dias 22 e 27 de novembro de 1910 e teve como principal razão a insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos a que eram sujeitos: as chibatadas. A Revolta da Chibata foi uma agitação militar na Marinha do Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro, de 22 a 27 de novembro de 1910. .Esse motim dos marinheiros aconteceu entre os dias 22 e 27 de novembro de 1910 e teve como principal razão a insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos a que eram sujeitos: as chibatadas.
5000 CARETERES