Respostas
Resposta: A maior parte destes conflitos envolve disputas por território e inclui, dentre as motivações, diferenças étnicas, religiosas e o controle de recursos naturais. Para além dos conflitos em andamento, existem ainda zonas de grande tensão geopolítica, como é o caso da Coreia do Norte e do Irã.
1. Recursos naturais
Uma das principais causas de conflitos entre países é a disputa por algum tipo de recurso natural. Alguns exemplos mais recentes são os conflitos pelo domínio de reservas de água, recurso este cada vez mais escasso devido à poluição e contaminação de mananciais, e por reservas petrolíferas, já que o petróleo representa a principal matriz energética de grande parte dos países. Um exemplo de conflito pelo domínio de reservas de água ocorreu em 1967, durante a chamada Guerra dos Seis Dias, em que Israel invadiu as Colinas de Golã, na Síria, pelo fato desta localidade abrigar as nascentes do Rio Jordão, importantes para ele e para a Jordânia.
Explicação:
2- Território .Outra razão recorrente da ocorrência de conflitos geopolíticos é a disputa por território, porque o domínio de um território pode significar por consequência o domínio de grandes contingentes populacionais, recursos e outros
3- Movimentos separatistas
Em busca de liberdade política, econômica e/ou social emergem também movimentos separatistas que visam a constituição de um novo Estado-Nação formado por uma minoria dissidente de um Estado-Nação. Pode ser destacado o exemplo dos Catalães, minoria étnica espanhola, que tem por característica o sentimento de separatismo, que possui identidade própria e localiza-se em uma espécie de província autônoma.
espero ter ajudado.