Com base nas leituras realizadas, bem como dos vídeos postados e do conteúdo debatido em nosso encontro síncrono, responda ao que se pede abaixo:
a) Como poderia ser relacionado o fortalecimento da burguesia com o momento em que "surge" a ciência?
b) Qual a importância, para a filosofia da ciência (ou para o conhecimento científico) do conceito de "teoria" desenvolvido por Newton?
c) O que pode ser destacado como a distinção entre a observação científica e a experimentação?
d) Para as Ciências Naturais, qual a semelhança e a diferença entre o que foi chamado de "leis empíricas" e "leis teóricas"?
Respostas
a) O período pós Revolução Francesa abriu caminho para a fase do capitalismo que se consolidou com a Revolução Industrial, assim favorecendo o fortalecimento da burguesia. De tal forma que o crescimento dos comércios e da produção artesanal impulsionaram a invenção de novas tecnologias, visto que quanto maior é a produção maior será o lucro. Tais inovações procediam da exploração da natureza, da observação e da experimentação, que com o tempo foram se aperfeiçoando e se tornando mais rigorosas, por consequência dando origem à Ciência.
b) A princípio as leis formuladas referiam-se a aspectos particulares dos fenômenos em questão, onde os estudos realizados por Galileu, Brahe e Kepler contribuíram com a formulação da lei da gravitação universal desenvolvida por Newton. No qual o mesmo explicou a gravitação matematicamente e generalizou o conceito, aplicando o conceito aos fenômenos terrestres. Dessa forma, unificando a ciência do espaço e a ciência da Terra.
c) A observação científica consiste na observação rigorosa e metódica do objeto de estudo em questão, feita pelo pesquisador no qual o mesmo coleta as informações necessárias para elaborar uma explicação sobre tal fenômeno. Já a experimentação envolve o uso de experimentos e outras formas de coletar informações para comprovar a validade da hipótese.
d) Após o fenômeno passar pela etapa de observação e experimentação, tendo sua hipótese comprovada o cientista passa para a etapa de generalização, no qual o mesmo deve formular uma lei que possa ser aplicada. As generalizações se dividem em dois tipos sendo elas: as Leis Empíricas, que consistem na observação de alguns casos particulares, e as Leis Teóricas, que são leis mais