• Matéria: Física
  • Autor: brunofreireflores17
  • Perguntado 4 anos atrás

Considere um bloco de 2kg apoiado sobre uma superfície horizontal cujo atrito é desprezível. Do lado esquerdo é aplicada ao bloco uma força F horizontal de 10N e do lado direito é ligado a ele uma corda ideal, esticada e inclinada de com a horizontal, conforme indicado na figura. A corda após passar por um sistema de roldanas ideal, sendo uma delas móvel, liga-se a outro bloco de 10kg porém suspenso pela corda. Marque a opção correta que fornece a intensidade aproximada da tração na corda ideal. Despreze o atrito com o ar e considere os blocos como pontos materiais. Dados: g = 10 m/s² , sem 30° = 0,50 e cos 30° = 0,87 *

Respostas

respondido por: starpxxk
5

Resposta:

30 N

Explicação:

Eu igualei a força peso (P = m. g) do bloco 1 com a força tração (FT) da corda vezes o seno de 30º (0,5) fornecido pelo exercício, assim:

m.g = FT . 0,5

m = massa do bloco 1

g = força gravitacional (10 m/s²)

FT = força tração da corda (o que vamos encontrar)

0,5 = seno de 30º

Resolvendo isso, portanto:

2 . 10 = FT . 0,5

20 = 0,5FT

20 / 0,5 = FT

FT = 40 N

Mas como à esquerda do bloco 1 existe uma força de 10 N que é contrária a força tração da corda para a direita, segundo a lógica da soma de vetores essas forças seriam subtraídas (porque estão em sentidos opostos), então:

40 - 10 = 30 N

Eu resolvi assim. Provavelmente a lógica de resolução não tá lá muito coerente, mas o importante é chegar no resultado, né... enfim, espero ter ajudado :)

respondido por: bryanavs
0

A opção correta que fornece a intensidade aproximada da tração na corda ideal é de: 30N.

Como Funciona a dinâmica?

Dentro da vertente da mecânica, existe um campo que estuda as causas do movimento de um corpo, onde a força acaba sendo a forma primária e fundamental para isso acontecer, e esse campo é conhecido como Dinâmica.

E o princípio fundamental da Dinâmica discute que a resultante das forças aplicadas a um determinado ponto será igualitária ao produto da sua massa pela aceleração adquirida seja:

  • F = m . a

Então sabendo que ele só possuí uma roldana móvel, podemos aplicar o seguinte desenvolvimento:

  • f = p / 2

2f = p

2f = m . g . sen + m . g . sen

2f = 2 . 10 . 0,5 + 10 . 10 . 0,5

2f = 10 + 50

2f = 60

f = 30n.

Para saber mais sobre Dinâmica:

https://brainly.com.br/tarefa/26838765

Espero ter ajudado no estudos e bebam água :))

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares