Duas formigas A e B movimentam- se em linha reta com velocidades constantes e iguais a 4 cm/s e 2 cm/s. No instante t=0 elas estão nas posições S=2 cm e 4 cm. A) Em que instante A alcançar a B. B)Em que posição A alcança B. C) Num mesmo eixo represente graficamente os espaços de A e de B em função do tempo , destacando o instante e a posição correspondente ao encontro de A e de B. .
Respostas
Sobre as formigas A e B, temos que:
a) t = 1s
b) S = 6cm
O enunciado remete a temática de Movimento Uniforme, ou seja, aquele movimento retilíneo ( em uma reta) com velocidade constante, portanto, não há aceleração.
Existem várias fórmulas do sistema MU, a que será bastante utilizada nessa questão é :
, onde S = posição final
S0 = posição inicial
V = velocidade
t = tempo
Primeiro, vamos montar uma equação para cada formiga. Observe:
Formiga A ⇒ SA = 2 + 4t
Formiga B ⇒ SB = 4 + 2t
a) Instante A alcançar a B
Para isso basta igualar as equações acima.
SA = SB
2 + 4t = 4 + 2t
4t - 2t = 4 - 2
2t = 2
t = 2/2
t = 1 s
Portanto, A alcança B no instante t = 1s
b) Posição A alcança B
Como sabemos o instante que A alcança B, basta substituir o valor de t em alguma das equações e você descobre o valor de S, ou seja, descobre a posição.
S= 2 + 4t
S = 2 + 4.1
S = 2 + 4
S = 6 cm
A alcança B na posição S= 6cm.
c) Para representar graficamente o Movimento Uniforme basta criar um plano cartesiano de eixos x e y, onde x = posição e y = tempo.
Criado o plano, você inclui valores para t (1, 2, 3, 4 ...) em ambas as equações das formigas e assim você descobre o valor de S. Os valores de t estão relacionado ao eixo y enquanto S está relacionado ao eixo x.