• Matéria: Artes
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 4 anos atrás

História do Design
O design moderno, estilo do séc. XX, surgiu de uma junção de movimentos artísticos e influências. Uma das origens são as idéias e princípios estabelecidas por John Ruskin, na Inglaterra no séc. XIX, cujos escritos relacionavam valores estéticos com moralidade, e por William Morris que promovem a revalorização da tipografia clássica na impressão e nas habilidades artesanais do design de produto.

No final do século, os arquitetos Louis Sullivan e Frank Lloyd Wright começaram a valorizar a forma e a função das suas construções.

No início do séc. XX, ocorreram muitos movimentos significativos para o que é o design atual e o movimento apontado como a fonte do design gráfico é o Cubismo.
Picasso conseguia diminuir a ilusão da terceira dimensão, nivelando a superfície da tela e reforçando os contornos e ângulos da imagem.

Outro acontecimento importante foi a construção da Robie House, em que Frank Lloyd Wright utiliza planos em equilíbrio para criar linhas contínuas, num plano assimétrico.

Moderna abordagem da forma.

No mesmo ano, 1909, Freud publicava sua obra "A Interpretação dos Sonhos", o que permitiu uma revelação dos processos do inconsciente humano.

Em 1905, a Teoria da Relatividade de Albert Einstein também teve uma contribuição para as artes gráficas, mudando a visão da realidade e deixando o abstrato e as ciências influenciarem as artes gráficas.

ART NOUVEAU

Foi o primeiro movimento voltado exclusivamente para o design. Seu estilo é marcado pela decoração elaborada e superficial e pelas formas curvilíneas e sinuosas. O desenvolvimento da litografia colorida permitiu aos artistas desenharem diretamente na pedra, quebrando a restrição as linhas curvilíneas.

Sua importância para as artes gráficas foi a influência na criação de formatos de letras e de marcas comerciais, e por sua criação e desenvolvimento dos pôsteres modernos, formando um estilo para a página impressa, através dos trabalhos de Toulouse-Lautrec, Pierre Bonnard, Alphonse Mucha, Aubrey Beardsley.

Outra grande influência foi das gravuras e do design de caracteres japoneses, exibidos nas feiras mundiais de Paris, em 1867 e 1878, muitos caracteres criados pelos artistas imitavam caracteres japoneses. A gravura e a influência da fotografia estimularam o uso livre do espaço e do retângulo vertical, que não era muito comum naquela época.

Imagens retratadas de baixo, e figuras cortadas, enfatizam a decorativa falta de relevos e lembram a espontaneidade dos instantâneos. As letras desenhadas à mão completavam o aspecto tosco e se integravam ao design dos pôsteres. Com a expansão do estilo decorativo do Art Nouveau, todas as áreas do pôster se tornaram um espaço para o ornamento.

Alguns artistas, como Beardsley, utilizavam bordas decorativas e o contraste de grandes área em preto e branco com traçados finos. Beardsley também separava os caracteres tipográficos das imagens, formando uma espécie de letreiro.


O Art Nouveau foi um movimento que privilegiava o decorativo, o ornamental, mas ainda obedecia os princípios do design tradicional. Entretanto, já indicava um modelo para as artes gráficas e sempre está presente na comunicação visual e no design gráfico através da constante influência da decoração.

CUBISMO


O começo do movimento cubista se deve ao Les Demoiselles dAvignon, de Pablo Picasso, pintado em 1907. Ele se utilizou das geométricas estilizações das esculturas africanas e das observações do pós-impressionista Paul Cézanne, que dizia que deveria tratar as formas naturais em termos de cilindro, esfera e cone.

Dessa forma, transformou o plano tridimensional em plano bidimensional e sugeriu novas formas de combinar as imagens e comunicar idéias, analisando seus diferentes planos e pontos de vista.

Picasso e Braque também fizeram experiências com colagens e gravação de letras em composição com a pintura, incorporando-a à forma visual e ao seu significado. O uso dessas letras estampadas ou gravadas abriram novas possibilidades para a tipografia., introduzindo uma nova função às letras, a utilização delas como elemento plástico.

A inovadora abordagem que o Cubismo deu a composição visual mudou o curso da pintura e do design gráfico. Ele impulsionou as artes e o design à abstração geométrica e a exploração do espaço pictórico.

Pablo Picasso e Georges Braque foram os precursores desse movimento revolucionário que, mesmo tendo sua expansão interrompida pela Primeira Guerra Mundial, influenciou o desenvolvimento da comunicação, direcionando à novas concepções os movimentos De Stijl, Construtivismo e Futurismo.
4-Qual contribuição o Cubismo trouxe para o design?
5- Você gosta de observar as formas dos objetos, carros, paisagem e outros? Como observar o mundo pode contribuir para o trabalho do design?
preciso para agora pfv me ajudem

Respostas

respondido por: DogBlack
8

Resposta:

4)o Cubismo deu a composição visual mudou o curso da pintura e do design gráfico. Ele impulsionou as artes e o design à abstração geométrica e a exploração do espaço pictórico.

5)essa é pessoal, mas eu ponharia sim

Espero ter ajudado:]


Anônimo: kk
Anônimo: vai no meu perfil ta la isso tudo
DogBlack: Aah sim disfarca nem percebi que era
Anônimo: to saindo poid ta descarregando
DogBlack: vou cumê cumidinha
DogBlack: beleuzinha 0w0
DogBlack: ate maix, boa noity caso n consiga volta hj
Anônimo: desculpa não consegui voltar pq 1 tinha visitas 2 o notbook não queria ligar kk
Anônimo: oiii
DogBlack: ooi rs
Perguntas similares