• Matéria: Filosofia
  • Autor: sophiasantos0105
  • Perguntado 4 anos atrás

Apresente uma contribuição científica, uma política e uma econômica do mundo moderna.

Respostas

respondido por: mariaeduarda200845
1

Resposta:- A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e outros.

-Aqueles que vêm das margens contribuem politicamente, com suas existências e processos trans-formativos, com muito mais do que aquilo que a academia lhes reconhece. Eles e elas recriam os conhecimentos, se colocam neles, criam e modificam os sentidos do estudar, do compreender e mudar as práticas pedagógicas e políticas, nas escolas e na academia. O tema deste texto é, precisamente, esta contribuição e as dificuldades que temos, no meio acadêmico, para reconhecê-la e aceitá-la como tão legítima quanto nossos autores canônicos, “obrigatórios”, nossas normas técnicas e lingüísticas, nossa competição e regulação permanentes. Defende-se aqui que a principal contribuição política dos que vêm das margens ocorre na construção e ampliação da noção de cidadania na qual o sentimento de pertencimento e a intervenção cotidiana são prioritários. Considerando este movimento de ampliação da cidadania como resultado de uma produção de sentido, poderíamos aprender com aqueles que vêm das margens, poderíamos repensar a dimensão política da escola e as suas configurações contemporâneas. Poderíamos produzir conhecimentos, conceitos e teorias radicais, pertinentes e, principalmente, descolonizadas.

PALAVRAS-CHAVE: cidadania – subalternidade e emancipação – política cotidiana

-A economia moderna foi muito influenciada pela contribuição do escocês Adam Smith . Adam Smith, na sua obra A Riqueza das Nações , estabeleceu alguns dos princípios fundamentais da economia, que ainda hoje servem de guia aos economistas. Adam Smith foi o primeiro a defender que os interesses privados dos indivíduos produziam benefícios públicos. Porém, diferentemente do atual senso comum, Adam Smith nunca afirmou que o mercado independe do Estado, idéia esta difundida pelos neoliberais.

Explicação: espero ter ajudado

Perguntas similares