• Matéria: Química
  • Autor: leonardohardtke20
  • Perguntado 4 anos atrás

"A tabela periódica é uma ferramenta de uso cotidiano dos químicos, a qual apresenta, de forma sistemática, várias informações a respeito das propriedades dos elementos. Sua criação data da segunda metade do século XIX, período no qual os químicos, seguindo o exemplo de ciências como a física e a biologia, começaram a procurar formas de sistematizar o conhecimento existente na área até aquele momento. Buscava-se, dessa forma, estabelecer princípios e leis que legitimassem a química como ciência moderna, afastando-a do empirismo e facilitando seu estudo."

LEITE, H. S. A.; PORTO, P. A. Análise da abordagem histórica para a tabela periódica em livros de química geral para o ensino superior usados no Brasil no século XX. Química Nova, São Paulo, v. 38, n. 4, p. 580-587, 2015.

A primeira proposta amplamente aceita da tabela periódica foi a proposta por Mendeleev, a qual sofreu alterações posteriores, principalmente na maneira de organizar os elementos na tabela devido a uma descoberta da época. Neste contexto, assinale a alternativa que contenha esta descoberta.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
2

Sobre a proposta aceita da tabela periódica, temos que a afirmativa correta é a letra c. Experimentos de radiação, onde foi observado que alguns elementos eram capazes de emitir partículas alfa, beta e gama.

No século XIX, o químico Dimitri Ivanovitch Mendeleyev destacou-se na descoberta e classificação dos elementos químicos, além de ter criado uma tabela periódica, considerada a base inicial para a que temos atualmente.

O objetivo da criação da tabela periódica foi o agrupamento dos elementos de acordo com suas propriedades químicas e físicas parecidas. É um instrumento onde temos todos os elementos conhecidos (metais, não metais, gases nobres, semimetais, etc.) organizados em tabela com colunas verticais e horizontais.

Em anexo acrescentei a questão completa.

Bons estudos!

Anexos:
respondido por: josepauloderesende20
13

Resposta:

Experimentos de raios-X de Henry Moseley, onde observou-se que um mesmo elemento químico possuía a mesma carga nuclear e, por conseguinte, o mesmo número de prótons (cargas positivas).

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas similares