A categorização dos jogos e brincadeiras nos proporciona refletir sobre as diversas possibilidades de trabalhar com a cultura lúdica, aprendendo sobre os diferentes processos analíticos e classificatórios dos jogos e brincadeiras. A classificação, que é uma característica tão cara em algumas formas de pesquisa, no nosso estudo não é utilizada para limitar os significados dos jogos e enquadrá-los em moldes, mas sim para ampliar nosso conhecimento sobre esse patrimônio cultural. Podemos, neste debate, fazer uma relação importante nos jogos e brincadeiras, que as regras são mutáveis, não se limitam a uma forma correta e precisam ser ressignificadas no processo de vivência dos jogos e brincadeiras. Assim como seu processo de categorização é passível de diferentes interpretações e modulações. NATALI, P. M. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Maringá: Unicesumar, 2018. Considerando as classificações de jogos e brincadeiras segundo Leão Junior (2013) associe as duas colunas, relacionando os tipos de jogos e brincadeiras com suas respectivas características. 1 - Jogos e Brincadeiras Adaptadas. 2 - Jogos e Brincadeiras Tradicionais. 3 - Jogos e Brincadeiras de Improviso. 4 - Jogos e Brincadeiras Cooperativas. 5 - Jogos e Brincadeiras de Integração. 6 - Jogos e Brincadeiras Contemporâneas. ( ) Jogos que buscam suas regras na ação do corpo no brincar, a partir do improviso e, assim, desenvolvem jogos dramáticos. ( ) São atividades aprendidas a partir das relações entre os mais velhos e os mais novos, perpetuando a cultura popular, e que correspondem às experiências culturais de cada grupo social. ( ) Objetivam a inclusão de todos os participantes, sejam eles com necessidades educativas especiais ou idosos, para que possam vivenciar ativamente as atividades propostas, respeitando suas peculiaridades e limites. ( ) São jogos e brincadeiras com temas ou dinâmicas ligados à tecnologia, jogos eletrônicos, como videogames, computadores e tablets. Essa forma de jogo se transforma e avança no ritmo das mudanças tecnológica.
Respostas
Resposta: 3, 2, 1, 6, 4, 5.
Explicação: Paginas 97 á 99
( 3 ) Jogos que buscam suas regras na ação do corpo no brincar, a partir do improviso e, assim, desenvolvem jogos dramáticos.
( 2 ) São atividades aprendidas a partir das relações entre os mais velhos e os mais novos, perpetuando a cultura popular, e que correspondem às experiências culturais de cada grupo social.
( 1 ) Objetivam a inclusão de todos os participantes, sejam eles com necessidades educativas especiais ou idosos, para que possam vivenciar ativamente as atividades propostas, respeitando suas peculiaridades e limites.
( 6 ) São jogos e brincadeiras com temas ou dinâmicas ligados à tecnologia, jogos eletrônicos, como videogames, computadores e tablets. Essa forma de jogo se transforma e avança no ritmo das mudanças tecnológicas vigentes.
( 4 ) Jogos que partem do princípio da coletividade, das regras decididas em grupo, problemas gerados na brincadeira e que podem ser resolvidos em grupo. Privilegiam não ter um grupo vencedor, mas sim todos se divertirem juntos.
( 5 ) São atividades para aproximar o grupo, objetivando com que eles se integrem: pode ser uma ação para apresentação entre as pessoas, para que o grupo conheça alguma característica delas. Geralmente utilizados no início de eventos ou atividades.
Jogos e brincadeiras faz refletir acerca de diferentes possibilidades de trabalhar com a cultura do jogo, compreender os diferentes processos de análise e classificação dessas atividades. Sobre esses objetivos, a "alternativa E" indica corretamente a associação pedida.
Objetivos de jogos e brincadeiras
Classificar jogos e brincadeiras é muito importante em pesquisa para não limitar os seus significados, para ampliar nossa compreensão dessa cultura. As regras são variáveis, não se limitando à forma correta, precisando ser redefinidas no processo de vivenciar o jogo e a brincadeira. Essa classificação está sujeita a diferentes interpretações.
Leia mais sobre Jogos e brincadeiras, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/5452319
A seguir, a continuação deste enunciado
( ) São jogos e brincadeiras com temas ou dinâmicas ligados à tecnologia, jogos eletrônicos, como videogames, computadores e tablets. Essa forma de jogo se transforma e avança no ritmo das mudanças tecnológicas vigentes.
( ) Jogos que partem do princípio da coletividade, das regras decididas em grupo, problemas gerados na brincadeira e que podem ser resolvidos em grupo. Privilegiam não ter um grupo vencedor, mas sim todos se divertirem juntos.
( ) São atividades para aproximar o grupo, objetivando com que eles se integrem: pode ser uma ação para apresentação entre as pessoas, para que o grupo conheça alguma característica delas. Geralmente utilizados no início de eventos ou atividades.
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1:
a) 1, 2, 3, 4, 5, 6.
Alternativa 2:
b) 6, 5, 4, 3, 2, 1.
Alternativa 3:
c) 3, 2, 1, 4, 5, 6.
Alternativa 4:
d) 1, 2, 5, 6, 4, 3.
Alternativa 5:
e) 3, 2, 1, 6, 4, 5.
=================================================
#SPJ5