Os impostos reduzem a renda privada e o gasto privado e, ao mesmo tempo, são fontes de recursos para o gasto público. O conjunto de impostos, isto é, o sistema tributário, também serve para desestimular determinadas atividades sujeitas a impostos, como poluir ou fumar, e incentivar outras, como comprar um imóvel, estudar ou pesquisar.
MÓCHON, Francisco. Princípios de Economia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Sobre esse assunto, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:
I. Os impostos não fazem parte dos instrumentos que o Estado utiliza para influir na atividade econômica.
II. Ao estabelecer impostos, o Estado está decidindo como vai obter, das famílias e das empresas, os recursos necessários, aos quais dará um fim misto.
III. Os impostos ajudam a financiar inúmeras despesas oriundas do funcionamento da máquina pública.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F, V, F.
Alternativa 2:
F, F, V.
Alternativa 3:
V, F, F.
Alternativa 4:
V, V, F.
Alternativa 5:
V, V, V.
Respostas
Resposta: Alternativa Correta é...
Alternativa 2:
F, F, V.
Explicação:
Atividade corrigida em 21/08/2021
Resposta: ALTERNATIVA 5: V,V,V
Explicação: Segundo o livro didático da disciplina, pág 85:
Segundo Viceconti e Neves (2010, p. 444), “imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independentemente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”.
Observe que a definição dos autores deixa claro que o fato gerador do imposto não está vinculado a uma atividade estatal específica. Afinal, o que isso quer dizer? “Os impostos servem para financiar inúmeras despesas decorrentes do funcionamento da máquina pública, bem como à prestação de serviços públicos”
Destaca-se ainda que ao instituir impostos, o Estado está decidindo, de certa forma, como obterá recursos financeiros dos agentes econômicos, ou seja, dos cidadãos (pessoa física) e das unidades produtivas (pessoa jurídica), aos quais dará fim público