• Matéria: Matemática
  • Autor: mellosillerdudp4vroi
  • Perguntado 3 anos atrás

Faça um resumo de 30 linhas sobre imposto.

Respostas

respondido por: emanoelrodolfodranka
0

Resposta:

Como por exemplo taxas de iluminação pública, esgoto, etc. Já o imposto, pode ser definido como um encargo financeiro presente em todo tipo de bem de consumo, renda e patrimônio. Todos os contribuintes estão sujeitos a diversos impostos federais, estaduais e municipais que podem ser cobrados direta ou indiretamente.

Essencialmente, a principal função dos impostos é a transferência monetária. O imposto é sempre fundamental para o Estado, o que torna, a tributação, uma ferramenta chave da política, disponível em diferentes variantes.

É com os tributos pagos pela população que o governo realiza as políticas públicas, isto é, mantém os serviços públicos (saúde, educação, segurança) e faz investimentos (urbanização de vilas, calçamento, saneamento básico, habitação popular).O que é Imposto?

Como o próprio nome já indica, é algo que é obrigado. O Imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer que é um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado. O não pagamento pode gerar multas e até punição legal.

Ao olhar por esse lado até parece algo ruim. Mas se você pensar, sem a cobrança de impostos nenhum país no mundo conseguiria devolver serviços e benefícios para população. É como se você estivesse investindo no governo para que ele possa cuidar dos seus serviços básicos (saúde, educação, segurança, moradia, transporte público).

Quais são os impostos cobrados?

Impostos federais

Imposto sobre Importação (II). Se você traz mercadoria de fora do país;

IOF, que incide sobre empréstimos, financiamentos e outras operações financeiras, e também sobre ações;

IPI, cobrado das indústrias;

IRPF, que incide sobre a renda do cidadão;

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). Incide sobre o lucro das empresas;

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR);

Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). É cobrado sobre petróleo e gás natural e seus derivados, e sobre álcool combustível;

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Cobrado das empresas;

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Cobrança feita em cima do valor líquido da renda, antes da declaração do IR.

Explicação passo a passo:

marque como melhor resposta.

me   s e g u e   no    i n s t a :emanoelr142

respondido por: nxabel
0

imposto é "um tributo cujo passivo é uma circunstância desencadeadora independente de qualquer atividade governamental específica relacionada ao contribuinte". É considerado o tributo mais importante, pois é cobrado independentemente da vontade do contribuinte. Saiba que as cobranças não são apenas federais, mas também estaduais e municipais. Vale ressaltar que os impostos federais representam cerca de 60% de toda arrecadação. Em contraste, cerca de 28% dos impostos estaduais são arrecadados e 5,5% são arcados pelos municípios. Exemplos de impostos: iluminação pública, esgoto, etc.

Perguntas similares