Respostas
Olá
Para entender melhor o contexto, a teoria socialista de Lênin consistia em 3 conceitos básicos, sendo eles:
“Paz, pão e terra” – a paz significava a saída da Rússia da Grande Guerra. O pão, o desejo de acabar com a fome do povo por meio da distribuição de alimentos e do incentivo à agricultura; A terra representa a necessidade da realização de uma reforma agrária.
Um dos maiores problemas russos era o atraso em que seu desenvolvimento industrial se encontrava, destoando demais das outras nações europeias, que não lhe creditavam força.
No ano de 1905 a Rússia sofre uma derrota em guerra contra o Japão e vê seu regime czarista enfraquecer. Esse foi o primeiro passo para a Revolução de 1905, que apresentou uma série de levantes nacionalistas e vários movimentos grevistas.
A repressão por parte do governo monárquico foi violenta e centenas de cidadãos foram mortos, exilados ou presos pelas tropas czaristas em um episódio que ocorreu em São Petersburgo e ficou conhecido como Domingo Sangrento.
Com o crescente descontentamento da população, surgem conselhos de soldados e operários. Estes núcleos organizados foram chamados de sovietes, fundamentais no processo revolucionário que estava por vir.
Portanto, a teoria socialista ganhou força na Rússia czarista por causa do descontentamento da população com o modo que o imperador czar guiava o império russo naquele momento. E é aí que entra os 3 conceitos de Lênin (Pão, Paz e Terra). Isso era basicamente tudo o que os russos queriam na época, por isso Lênin chegou ao poder.
Isso é apenas um resumo, mas espero ter ajudado.