Preparando seu livro sobre o imperador Adriano, Marguerite Yourcenar encontrou numa carta de Flaubert esta frase: “Quando os deuses tinham deixado de existir e o Cristo ainda não viera, houve um momento único na história, entre Cícero e Marco Aurélio, em que o homem ficou sozinho”. Os deuses pagãos nunca deixaram de existir, mesmo com o triunfo cristão, e Roma não era o mundo, mas no breve momento de solidão flagrado por Flaubert o homem ocidental se viu livre da metafísica – e não gostou, claro. Quem quer ficar sozinho num mundo que não domina e mal compreende, sem o apoio e o consolo de uma teologia, qualquer teologia? (Luiz Fernando Veríssimo. Banquete com os deuses).
A compreensão do mundo por meio da religião é uma disposição que traduz o pensamento medieval. Que pensamento era este? Justifique como este pensamento afetou alguns dos acontecimentos históricos desta época.
Respostas
O texto de Luiz Fernando Veríssimo aborda a ideia da influência da religião para a construção das civilizações. Pensar sobre o mundo por meio da religião é característica do pensamento medieval, que via a fé como base do mundo, acima da razão. Vamos relembrar as características do pensamento medieval e sua influência nos acontecimentos da época:
➯ Características:
O pensamento medieval foi datado da época entre a queda do Império Romano do Ocidente e a queda do Império Bizantino. Esse pensamento era pautado na ideia de que a fé era mais importante que a razão, e que a única saída para o mundo era a religião cristã. A igreja era a representante do poder divino na terra, e não havia separação entre igreja e estado. Desse modo, a Igreja Católica coibia aqueles que destoassem de seus dogmas.
➯ Influência na época:
Como a fé era vista como mais importante que a razão, tudo que se relacionava à ciência não era aprovado pela igreja, era condenado. Dessa forma, experimentação, ciência, medicina e muitos outros acontecimentos de 'evolução' do mundo foram barrados. A leitura e a educação eram segregadas, apenas para participantes do Clero. Tudo que era mal visto pela igreja era condenado de modo aos praticantes serem mandados à forca. Mulheres eram chamadas de bruxas e queimadas em fogueiras.
A religião sempre influenciou e ainda influencia o homem. Não é algo ruim essa influência, ela apenas não pode ditar o progresso do mundo, como ocorreu na Idade Média.
Saiba mais sobre a filosofia medieval em:
https://brainly.com.br/tarefa/18547165
Espero ter ajudado!