1. Que assunto tema foi abordado no artigo? (Os fura-fila da vacina. Um episódio lamentável.)
2. De acordo com o assunto estudado, indique no texto em que parágrafos encontramos:
a) Introdução:
b) Desenvolvimento:
c) Conclusão:
3. Em que pessoa foi escrito o texto?
4. O tema do artigo pode ser considerado atual ?
5. De acordo com o estudo do artigo de opinião, podemos considerar o texto um artigo de opinião? Porquê (explique com suas palavras).
Em janeiro, a esperança parece chegar. As primeiras vacinas são aprovadas para distribuição em caráter emergencial, afinal, temos poucas doses e estas, seriam direcionadas especificamente ao grupo de risco, grupo prioritário.
Para os que sofrem, que lutam, a punição não é maior que o desgosto e angústia de ver o quão tamanho é, o egoísmo e falta de empatia do ser humano.
Respostas
1) O artigo aborda como tema a vacinação contra o covid-19, em que pessoas estão buscando meio para tomar a vacina antes de serem convocadas, furando a fila.
2) a) No primeiro parágrafo é possível definir a introdução, onde se tem uma contextualização do tema.
B) Os parágrafos 2, 3, 4, 5 e 6 pode ser definidos como o desenvolvimento, onde as ideias do texto são descritas.
C) O último parágrafo pode ser descrito como a conclusão, onde tem a finalização do texto.
4) Sim, a pandemia do novo coronavírus é um tema ainda muito recente, ainda mais recente são as novas questões que ela aborda, como a ação das pessoas neste período de vacinação.
5) Sim, o texto pode ser considerado um artigo de opinião por apresentar os pensamentos do autor, em que aponta argumentos e declara características como " egoísmo e falta de empatia", de uma visão pessoal.
Há quase um ano, o Brasil entraria em um de seus maiores desafios: enfrentar até então, o desconhecido vírus Sars COV-2. Em março de 2020, o país inteiro praticamente parou por conta dos agravos da pandemia e de um possível colapso na rede de saúde, uma doença até então, sem tratamento específico, sem vacina, havendo apenas a possibilidade de evitar a disseminação do contágio por medidas sanitárias.