• Matéria: Filosofia
  • Autor: weschaleghi
  • Perguntado 9 anos atrás

As abordagens de Marx e Weber divergem essencialmente tanto em relação ao viés teórico-metodológico, quanto aos objetos de análise. O olhar de Marx se dirige a sociedade capitalista, seu modo de produção, contradições, limites e problemas. Enquanto Max Weber tem em foco o entendimento da sociedade pela ação dos indivíduos. Fonte: o autor Considerando o livro-base e, de acordo com as principais diferenças entre Marx e Weber, assinale a alternativa correta :
A Existe uma confluência entre os autores em relação a raiz dos conflitos existentes na sociedade industrial moderna. Ambos concordam que o aspecto econômico é central e determinante para explicar o funcionamento da sociedade.

B Marx toma o fator econômico como determinante para explicar as contradições da sociedade, Weber entende que o os conflitos são reais, mas não são as únicas causas dos problemas da sociedade.

C Tanto Marx, quanto Weber elaboram uma crítica social e propões dentro do escopo de seu pensamento, uma alternativa revolucionária ao capitalismo.

D Weber ao analisar a origem do capitalismo industrial identifica o protestantismo como fator gerador do ethos capitalista, Marx concorda e acrescenta que que a religião é que gera a alienação econômica. E Tanto o individualismo metodológico (Weber) quanto o materialismo dialético (Marx) estão de acordo sobre o funcionamento básico da sociedade, de que as classes são o motor da história.

Respostas

respondido por: makmorales
3

Letra B: Marx e Weber analisam o capitalismo e seus problemas sociais, mas possuem visões diferentes: Marx acredita em uma revolução do proletariado como substituição ao capitalismo, o que geraria o socialismo e algum dia o comunismo.

Weber criou a Teoria da Burocracia para gerar excelência nas organizações e resolver os problemas sociais de forma institucional, estruturando as organizações e tornando-as eficientes.

Abraços!

Perguntas similares