A substância parece se confundir com matéria, mas não só. Ambas se distinguem porque, enquanto a substância possui determinações — o que a faz ser uma coisa e não outra —, a matéria é desprovida delas. Matéria sem substância não passa de um ser sem significado, sem determinações. Pode-se dizer que substância possui matéria, mas não somente ela. É preciso algo mais para dar conta desse conceito. Esse algo é a forma. A forma pode ser entendida como a substância desprovida de matéria. É ela que faz da substância aquilo que ela é e dá à matéria as suas determinações. Matéria e forma, porém, são separadas apenas no pensamento. Na realidade do mundo, estão sempre unidas. É inconcebível, para Aristóteles, haver matéria sem forma e vice-versa. Enfim, substância é um composto de forma e matéria”. ARISTÓTELES, in: CASTRO, Roberto C. G. JORNAL da USP. Disponível aqui /Resource/1123666,4D4/Assets/Filosofia/img/design/icone_link.png.
Acompanhe as questões abaixo:
I – Da mesma maneira que a substância possui determinações independentemente da matéria, a matéria possui significados mesmo não tendo forma.
II – A substância pode ser identificada somente pela forma, ao passo que matéria sem forma não tem identificação.
III – A forma dá determinações tanto à substância quanto à matéria, posto que a forma é aquilo que permanece constante por trás das transformações.
IV – Pode-se dizer que matéria e forma somente aparecem unidas na atividade do pensamento, o que dá a significação de substância.
Assinale a alternativa correta:
Somente as alternativas II e III estão corretas.
Somente as alternativas I e IV estão corretas.
As alternativas III e IV estão corretas.
Respostas
respondido por:
4
II e III respostas corretas
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás