• Matéria: História
  • Autor: joao9029
  • Perguntado 4 anos atrás

A partir de 1932, uma série de greves operárias começa a ser deflagrada em todo o território nacional. Com estas, surgem na imprensa discursos de mulheres operárias em prol de mudanças nas condições de trabalho. Leia, a seguir, o trecho do discurso de uma mulher publicado no jornal "A Tribuna, de Aracaju".

"A causa do movimento operário foi não desejarmos, nem podermos mais trabalhar até 10 horas da noite. Dia e dia nos sentimos mais debilitadas pelo excesso de trabalho, já não podemos resistir mais. Algumas vezes procuramos os patrões José Peixoto e Joaquim Peixoto [...] elles não nos atendiam [...] nos levantamos rodas e as machinas pararam."

a) Quais eram as motivações para a paralisação operária relatada?

b) Relacione o trecho com a política trabalhista adotada pelo governo Vargas no primeiro mandato

Respostas

respondido por: cordeirojailhane
2

Resposta:

c) melhores condições de trabalho.

Em 8 de março de 1857, aproximadamente 130 operárias de uma fábrica têxtil em Nova Iorque foram mortas carbonizadas dentro das instalações, após reivindicarem melhores condições de trabalho. Suas atuais condições até então eram totalmente absurdas, com mais de 15 horas de trabalho diárias, além de todo o preconceito e diferença de salário em relação aos homens.

Os movimentos feministas lutam pela igualdade entre homens e mulheres, em todos os sentidos. Essa manifestação feita pelas mulheres da fábrica em 1857 se encaixa num movimento da luta pela igualdade pregada pelo feminismo.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/11602241

Anexos:
respondido por: jaimarypereira9
0

Resposta:

a de cima esta certa

espero ter ajudado!

Perguntas similares